A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão nessa quarta-feira (27 de agosto de 2025), o reconhecimento de Guaraci como Município de Interesse Turístico (MIT). A aprovação faz parte de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Itamar Borges, que visa fortalecer Guaraci como um destino turístico em todo o estado.
Este título abre caminho para que o município receba mais investimentos do estado em infraestrutura e promoção do turismo, valorizando o potencial econômico e gerando mais empregos e renda para a população local.
O vice prefeito, Rafael Aguiar, os vereadores Bruno Ramos, Lecão Machado, Marcelo Banana, João Paulo, o Diretor Executivo Carlos Henrique, o Contador Odilon e o Secretário de esportes e turismo Cedmar Bernardes estiveram presentes na sessão em Sao Paulo representando o prefeito Renato Azeda.
“Este reconhecimento valoriza o que ja temos de melhor: as aguas do Rio Grande com seus passeios de lancha, turismo de pesca, a prainha da orla e o Riviera, alem dos ranchos e dois condomínios fechados revelando todo o nosso potencial turistico”, afirmou o vice Rafael.
O que é o programa MIT?
O programa dos Municípios de Interesse Turístico reconhece cidades com potencial turístico e serviços básicos como hospedagem, alimentação e atendimento médico emergencial.
O selo MIT permite que cidades como Guaraci recebam investimentos estaduais para aprimorar sua estrutura turística e atrair visitantes.
Para que serve o reconhecimento de Guaraci como MIT?
Mais investimentos: O título garante recursos do governo estadual para obras de infraestrutura turística.
- Geração de empregos e renda: A expansão do turismo local deve impulsionar a economia da cidade.
- Valorização do potencial turístico: Guaraci poderá projetar seu potencial turístico em todo o estado.
- Fortalecimento da região: O município se torna uma extensão turística de cidades vizinhas, como Olímpia, fortalecendo o desenvolvimento regional.
Confira o projeto de Lei