A importância da união regional e das ações conjuntas que vêm garantindo o equilíbrio hídrico do Rio Grande foram os principais temas abordados pelo no segundo encontro do Programa Territórios Empreendedores – Baixo Rio Grande, realizado nos dias 22 e 23 de outubro em Guaraci (SP).
O prefeito Renato Azeda destacou que, graças a uma ação conjunta com apoio dos deputados Itamar Borges e Arnaldo Jardim, junto à Operadora Nacional do Sistema (ONS), o nível do Rio Grande deixou de baixar drasticamente como em 2018 e 2019, quando chegou a apenas 8% da capacidade.
Ele ressaltou que a união entre os municípios e o reconhecimento da importância regional do rio foram essenciais para essa conquista, e afirmou que essa parceria ainda vai gerar muitos frutos no futuro próximo. "Essa parceria e essa união, que estamos vendo acontecer aqui hoje, ainda vão gerar muitos frutos no futuro próximo”, afirmou.
O evento fez parte do Programa Territórios Empreendedores – Baixo Rio Grande, desenvolvido pelo Sebrae São Paulo e Sebrae Minas, e contou com representantes de 11 cidades: Guaraci, Icém, Colômbia, Orindiúva e Paulo de Faria (SP); Itapagipe, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Pirajuba e Planura (MG). Juntas, essas cidades somam cerca de 149 mil habitantes e um PIB estimado em R$ 7 bilhões, com destaque para o setor agroindustrial.
Outro momento marcante foi a palestra do professor e consultor Arnaldo Júnior Farias, referência nacional em políticas públicas, desenvolvimento territorial e turismo, que apresentou reflexões sobre o papel da cooperação entre cidades e o fortalecimento das vocações regionais.
Dados - A região já se destaca pela força da produção agrícola, com valor estimado em R$ 4,8 bilhões em 2023, e forte presença nas culturas de laranja (4%), abacaxi (4%) e cana-de-açúcar (3%). A atuação das usinas locais e o crescimento do setor de serviços reforçam ainda mais o potencial de expansão econômica e de atração de novos investimentos.
Autor: Rafa Gazetta/jornalista