A cidade de Guaraci foi sede, nesta semana, da reunião mensal da Instância de Governança Regional (IGR) da Região Turística Águas Sertanejas, realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro reuniu autoridades e representantes de municípios que integram o consórcio turístico, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento regional.
A mesa foi composta pelo prefeito de Guaraci, Renato Azeda, pelo presidente do IGR, Marcus Lúcius, pelo presidente da Câmara Municipal de Guaraci, Rodrigo Firmino, pela presidente do COMTUR local, Regina Célia, pelo diretor geral executivo de Guaraci, Carlos Henrique Ramalho, e pela gestora de projetos do Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos, Margareth Kavaguti. A cerimônia foi conduzida pelo secretário municipal de Esporte e Turismo de Guaraci, Cedmar Bernardes.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias de fortalecimento da região como destino turístico, destacando a importância da integração entre os municípios. Todos os meses, os representantes das cidades se reúnem para explorar, qualificar e divulgar o potencial turístico único da região, que vai desde grandes atrações até encantos singelos do interior paulista.
Na ocasião, o prefeito Renato Azeda destacou a importância de Guaraci agora ser oficialmente reconhecida como MIT – Município de Interesse Turístico, agradecendo pela conquista e reforçando o compromisso da gestão em valorizar cada vez mais o setor. “O importante é não desistir. Estamos nessa busca há muitos anos. Essa conquista é especial não só pra nós, para toda nossa região. E agora vamos em busca da Estância Turística” contou.
Após a reunião, os participantes visitaram a Orla do Riviera e os condomínios do município, conhecendo de perto alguns dos atrativos locais.
O que é a Região Turística Águas Sertanejas?
A Região Turística Águas Sertanejas é formada por 14 municípios paulistas – Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Pirangi, Tabapuã, Viradouro, Terra Roxa, Olímpia e Embaúba. A iniciativa integra esforços para promover o desenvolvimento turístico e cultural da região, unindo a força de cidades que possuem belezas naturais, tradições culturais e infraestrutura de lazer.
Entre as principais características do trabalho da IGR estão:
• Integração de municípios: união de 14 cidades em torno de um roteiro turístico colaborativo;
• Foco no turismo: valorização tanto das atrações consagradas quanto das experiências autênticas do interior;
• Valorização regional: instalação de placas de identificação que reforçam a importância do turismo como vetor de desenvolvimento.
Com essa articulação, a IGR Águas Sertanejas reafirma o compromisso de transformar o turismo regional em uma força de crescimento econômico, social e cultural para todo o interior paulista.
Autor: Rafa Gazetta/jornalista