O município de Guaraci esteve presente no 67° Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), realizado de 26 a 28 de agosto em São Paulo. O encontro é considerado o mais tradicional do país no cenário municipalista e reuniu as principais lideranças políticas nacionais.
Participaram do evento representando Guaraci: Carlos Henrique Ramalho, Diretor Geral Executivo; Odilon Nogueira, contador; e o vereador Marcelo Banana.
O congresso teve como foco central a análise dos desafios emergentes da gestão pública, servindo como espaço de diálogo entre governos municipais, estadual, federal e instituições parceiras como TCE-SP, MP-SP, TJ-SP, CNM, entre outras.
O evento foi encerrado com a apresentação da Carta São Paulo, documento que reúne as principais demandas das prefeituras paulistas e será levado aos governos estadual e federal. A questão financeira foi destaque na carta, diante da crescente concentração de responsabilidades nas administrações municipais sem a contrapartida de recursos necessários.
“Cada ano que passa é mais responsabilidade, menos dinheiro; e está ficando difícil. Hoje, cerca de 60% das prefeituras paulistas correm o risco de fechar o ano no vermelho. Quando dizemos ‘precisamos de mais Brasil e menos Brasília’, estamos falando em fortalecer os municípios, porque é neles que a vida acontece e é aqui que os recursos precisam estar”, destacou o Diretor Geral Executivo de Guaraci, Carlos Henrique Ramalho.