A Prefeitura de Guaraci, por meio da Diretoria Municipal de Educação e Cultura, promoveu uma consulta pública voltada à sociedade civil para discutir o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O encontro reuniu representantes e agentes culturais locais, que puderam apresentar sugestões e contribuições para a elaboração de um novo edital, dentro do ciclo 2 do PNAB 2025. Essa etapa se refere aos recursos que serão repassados pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios no próximo ano.
A Política Nacional Aldir Blanc funciona a partir do repasse de recursos do Ministério da Cultura (MinC) para estados e municípios que aderiram à iniciativa, seguindo regras específicas. Esses valores podem ser aplicados em diversas frentes, como editais de fomento para projetos culturais, concessão de bolsas e prêmios, aquisição de bens, manutenção e construção de espaços culturais, além da realização de eventos.
Segundo o Gestor Cultural de Guaraci, Sérgio Parada, o PAAR já foi enviado ao Ministério da Cultura. “De acordo com o cronograma, na segunda quinzena de setembro e início de outubro os recursos estarão na conta da Prefeitura. A partir daí, com o Plano de Aplicação habilitado, será possível iniciar a execução”, explicou.
Para este ciclo, Guaraci poderá receber o montante de R$ 91.784,75. Os recursos serão destinados ao fortalecimento da cultura local, com investimentos que podem contemplar editais, subsídios, aquisição de bens culturais, reformas e manutenção de espaços, além de novas ações voltadas ao setor.
Autor: Rafa Gazetta/ jornalista