14 ABR 2014
Dia 22 começa campanha de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia D (de mobilização nacional). A novidade deste ano é a ampliação da faixa de idade de abrangência da vacina para crianças: de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.  Além das crianças, integram o grupo preferencial, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), detentos e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos. A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.