Município atinge todos os critérios do Valor Aluno Ano Resultado e se destaca no cenário educacional nacional
Guaraci está entre os municípios brasileiros que irão receber verba adicional para a educação por ter atingido integralmente as metas dos indicadores do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), uma complementação federal do Fundeb vinculada à melhoria da aprendizagem e à promoção da equidade educacional.
O VAAR é destinado a estados e municípios que cumprem critérios rigorosos de desempenho e gestão educacional, como a contratação de gestores por mérito, alinhamento curricular à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e redução das desigualdades educacionais. Os valores e regras são definidos anualmente pelo Governo Federal, com projeções de crescimento nos repasses até 2026.
A rede municipal de educação de Guaraci atingiu os cinco critérios exigidos na avaliação do VAAR:
Diretores escolares concursados;
Participação mínima de 80% dos estudantes nas avaliações nacionais (Guaraci alcançou 96% de participação);
Redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais;
Utilização do material pedagógico do Estado, incluindo livros, apostilas e plataformas digitais;
Referenciais curriculares alinhados à BNCC.
De acordo com a diretora municipal de Educação, Sumaia Ganej, a verba adicional conquistada está diretamente ligada ao cumprimento de duas condicionalidades principais: a presença de diretores concursados e o alto índice de participação dos alunos do 2º, 5º e 9º anos nas avaliações externas.
“Além disso, este é o terceiro ano consecutivo em que Guaraci atende à Condicionalidade III, que trata da redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais. Em 2025, superamos a meta de avanço da aprendizagem dos alunos mais vulneráveis, com ações como reforço escolar, recuperação da aprendizagem, atendimento do NAE e redução do abandono escolar”, destacou a diretora.
O prefeito Renato Azeda parabenizou toda a rede municipal de educação pelo resultado expressivo.
“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério, com gestão, planejamento e dedicação de todos os profissionais da educação. O repasse deve girar em torno de R$ 1 milhão. Agora, aguardamos a confirmação oficial do Ministério da Educação”, afirmou.
O desempenho de Guaraci reforça o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, inclusiva e focada no desenvolvimento integral dos alunos.