Um grupo de Olímpia, formado pelo superintendente do DAEMO (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente), José Augusto Gianoto, pelos assessores Gilberto José Bianchi, Breno Bassi e Maria de Lourdes Bertin e ainda o vereador José Elias de Moraes, recepcionados pelo prefeito Elson Machado, visitou nesta quinta-feira (19) as dependências da Clínica de Pronto Atendimento Veterinário em Guaraci.
Os olimpienses vierem conhecer modelo de funcionamento da clínica, uma parceria entre a Associação dos Amigos dos Animais e Prefeitura Municipal. A Associação recebeu o prédio da Prefeitura e nele mantém em funcionamento uma clínica com a colaboração de populares, que fazem doações mensais.
“Aquelas pessoas que colaboram com a clínica tem atendimento com preços diferenciados e com isso, podemos tratar também os animais de rua, que são resgatados, castrados e colocados para a adoção”, explicou Ronnye Keller Alves de Souza, responsável pela administração da clinica, que recebeu os visitantes de Olímpia junto às colaboradoras voluntárias Silvana Batista e Odete Ramalho.
Além dos voluntários, a clínica conta também com uma veterinária e uma assistente. “O grupo de Olímpia veio conhecer o projeto desenvolvido pela Associação em parceria com a Prefeitura. Apesar de ainda muito novo, ele é um sucesso e várias cidades já demostraram interesse em conhecer nossa clínica” disse o prefeito Elson Machado.
A Associação, que começou a funcionar oficialmente no dia 1º de agosto passado, conta hoje com 234 doadores cadastrados, que colaboram com R$15,00 mensais, ou fazem uma doação de R$150,00 para todo o ano. Os colaboradores têm 50% de desconto em consultas, exames, vacinas, tratamentos e castrações. Os animais de rua que são resgatados ficam abrigados na clínica, que hoje está com sua lotação total, acolhendo 28 animais.
Desde o início do funcionamento já foram castrados 211 animais; 52 foram tratados e desses, 24 conseguiram adoção. “Temos uma limitação de espaço e precisamos liberar um animal para poder receber outro, mas estamos conseguindo resultados muito positivos, principalmente com animais de rua, que são acolhidos e cuidados”, ressaltou a voluntária Odete Ramalho.
O superintendente do DAEMO, José Augusto Gianoto, disse que Olímpia procura alternativas para o problema do abandono dos animais e o projeto de Guaraci pode ser adequado para as necessidades da sua cidade. “Achei o projeto muito interessante e funcional. Os voluntários nos explicaram todo o funcionamento da clínica e achei o trabalho muito promissor. Vamos colocar essas ideias em prática, adaptando-as para a nossa cidade. A criação da Associação e a maneira correta como o problema foi encarado, nos mostra um caminho racional e principalmente, com respeito aos animais, que devem ser acolhidos e tratados com todo o carinho”, disse Gianoto. O superintendente do DAEMO agradeceu a recepção e registrou a importância da troca de experiências entre os municípios vizinhos.
Quem quiser colaborar com a Clínica de Pronto Atendimento Veterinário de Guaraci pode entrar em contato pelo telefone (17) 99623-9699 (whatsapp) e fazer o seu cadastro. Para conhecer o trabalho dos voluntários, visite o endereço .