30 JUN 2015
Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas

A Equipe Técnica do CRAS promoveu no último 26 de junho  na Biblioteca Municipal, uma palestra alusiva ao Dia Internaconal da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas; dia designado pela ONU e adotado pelo Brasil como Dia Nacional de Combate às Drogas.  A palestra foi ministrada por Marco Antonio dos Santos da Pastoral da Sobriedade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia  e também Presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas de Olímpia). Também participou da palestra Igor Araújo que é membro do Grupo dos NA (Narcóticos Anônimos) de Olímpia.  A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência; propõe mudança e valoriza a pessoa humana. O palestrante Marco Antonio enfatizou que o alcoolismo atinge 12% dos brasileiros e que o consumo de álcool, aliado ao tabaco é porta de entrada para outros tipos de drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy, etc...). Marco Antonio dos Santos também relatou toda a sua experiência de vida com o álcool e drogas durante 28 anos de sua vida. Atualmente já faz mais de 10 anos que vive em sobriedade e dedica-se a ajudar pessoas que possam estar enfrentando o mesmo tipo de problema. O relato de Marco Antonio contribuiu muito para conscientizar os jovens que estiveram presentes na palestra, pois além de sua própria experiência trouxe vídeos e imagens sobre situações de uso de álcool e drogas que sensibilizou os jovens, levando-os a refletirem o quanto é destrutivo o uso de álcool e drogas; tanto para si mesmos, como para suas famílias; além de que o processo de recuperação é lento, devendo ser contínuo, requerendo tempo e paciência.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz.