27 JUL 2015
Reuniões do Programa Vivaleite, Leite do Ldoso e ICCN

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou palestras com o tema “Leite e Qualidade de Vida” direcionadas aos beneficiários do Programa VIVALEITE, Projeto Leite do Idoso e Programa ICCN (Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais).  As palestras aconteceram  entre os dias 08 e 11 de junho de 2015, ministradas pela Nutricionista Municipal Gabriela Arcanjo. Com o objetivo de conscientizar os beneficiários, Gabriela ressaltou a importância do leite para o desenvolvimento saudável e a necessidade de consumi-lo em todas as fases da vida por ser um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, destacando-se pela boa disponibilidade de nutrientes essenciais à saúde: proteínas– na formação de células musculares, o sistema imunológico e alguns hormônios; minerais– fósforo e zinco – participam de diversas funções no sistema imunológico; e cálcio – responsável pela saúde óssea, inclusive a prevenção da e saúde dentária.  Em Guaraci,  o Programa VIVALEITE e Projeto Leite do Idoso são coordenados pela Assistente Social Elisabete Cruz Paiva de Oliveira, sendo que o Programa VIVALEITE atende atualmente 270 beneficiários (crianças entre 6 meses até 6 anos e 11 meses) enquanto que o Projeto Leite do Idoso atende 84 idosos (acima de 60 anos). Devido ao Ofício recebido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social,   desdedia 1⁰ de julho próximo, a faixa etária de saída das crianças do Programa VIVALEITE será alterada para 5 anos e 11 meses;  esta alteração está “fundamentada  no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no qual o governo já garante à criança a partir de seis anos, a alimentação que objetiva a suplementação. Neste sentido, o município de Guaraci passou a ter sua cota de beneficiários readequada de 270 para 247 crianças ”, disse a coordenadora.