27 ABR 2015
Projeto Caminhos do Cuidado em Guaraci

Num projeto que envolve  as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS),  a Rede de Escolas Técnicas do SUS e as Prefeituras Municipais,  o Ministério da Saúde  está oferecendo cursos de formação para os agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.O Projeto chegou à Guaraci e todos os agentes comunitários de saúde estão participando do evento, recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.  O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.  Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil. Em Guaraci, os agentes de saúde estão se reunindo na Biblioteca Municipal e recebem as informações das facilitadoras Michiko Saito Yamada e Sandra Lucia Minuncio. O curso começou no último dia 13 de abril e segue até 18 de maio,  com 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão (atividades desenvolvidas na prática, na Unidade de Saúde).