29 SET 2014
Sistema de ar difuso já em teste

O DAEG – Departamento de Água e Esgoto de Guaraci começou na última sexta-feira (26), os testes do sistema de areação por  ar difuso, instalado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O sistema é o mais moderno que existe e consiste na injeção de oxigênio dentro da estação, que propicia a proliferação de bactérias, que vão consumir toda a matéria orgânica que chegar até o tanque. “Depois de injetar o ar, para a proliferação das bactérias que vão consumir o material orgânico, o caldo vai para o “funil” para a decantação. Depois disso, o líquido já limpo, vai para o rio e o produto que sobrar, será colocado em grandes bolsas, que serão transportadas ate o aterro sanitário”, explicou o diretor de Obras Farid José de Castro Mauad. O novo sistema deve estar pronto em alguns dias, restando apenas alguns ajustes “para conseguirmos a melhor eficiência do conjunto”, disse Mauad. O prefeito Renato Azeda lembrou mais uma vez que o projeto foi  desenvolvido em uma universidade, aprovado pela CETESB e deve acabar definitivamente com mau cheiro exalado pela estação, beneficiando toda a população daquela região da cidade, que há muito tempo sofre com o problema”.