02 SET 2014
Atenção: Vacinas já estão disponíveis

Já estão disponíveis no Posto de Saúde central de Guaraci, as vacinas contra a Hepatite A, para crianças entre 1 e 2 anos, em dose única,  e também a vacina contra a HPV, para meninas de  11 a 13 anos que já tomaram a 1° dose.   A vacina contra o HPV é de grande importância na prevenção do  câncer de colo de útero. É essencial que se tome as três doses da vacina para que ela  tenha a ação esperada. Os pais ou responsáveis devem levar as cadernetas de vacinação para o atendimento.

Sobre as doenças:

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

O HPV - vírus do papiloma humano, do inglês -, traz dados alarmantes: segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Esse vírus é tido como o responsável por 90% dos casos de , além de atuar como protagonista em casos de câncer de pênis. Ele é o principal responsável por inúmeras doenças da região genital - que compreende colo, vagina, vulva e ânus nas mulheres e, nos homens, pênis e ânus. Assim como as verrugas na região genital e da boca, os cânceres causados pelo vírus do papiloma humano são recorrentes: no colo do útero, vulva, pênis e pele.

A Hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite A.  O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem e durante a primeira semana da hepatite A.

Pode-se contrair hepatite A se:   Comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A);  Mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A;   Uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos;  Participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.

Cerca de 3.600 casos de hepatite A são relatados a cada ano nos Estados Unidos. Como nem todas as pessoas com hepatite A apresentam sintomas, o número de pessoas infectadas é bem maior do que mostram os registros ou diagnósticos.  Outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem e hepatite C. A hepatite A é a forma menos grave e mais suave da doença. Outras formas de hepatite podem se tornar doenças crônicas, mas a hepatite A não se torna crônica.