01 SET 2014
Prevenção contra o Benzeno

O Cerest (Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador- Regional de Bebedouro) juntamente com o Coordenadoria da saúde do Trabalhador de Guaraci e
a Vigilância Sanitária,  iniciaram  na última semana, a Campanha de Conscientização e Prevenção dos riscos contra o Benzeno.  Agentes estão  visitando todas as propriedades rurais que possuem bombas de abastecimento para esclarecimento e normalização do uso da bomba e  colocando adesivos com dicas de prevenção.  Assim os operadores de abastecimento, sempre que forem  utilizar a bomba serão lembrados de se prevenir contra a substancia. Já foram visitadas   as seguintes propriedades: Fazenda São Paulo, Fazenda Posses, Fazenda Santa Rita e Fazenda São João (mais conhecida como João Cunha). Nos próximos dias as visitas continuarão em outros locais da zona rural de Guaraci,  na sequencia do trabalho de  conscientização e prevenção contra os riscos do benzeno, que é aquele vapor que sobe quando a bomba é usada para o abastecimento do veiculo. Esse vapor não deve ser aspirado já que ele é altamente tóxico, causando de imediato, tonturas e em grande quantidade até inconsciência. A longo prazo, a inalação de benzeno é associada inclusive como causa de certos tipos de câncer, como a leucemia.

Dicas de Prevenção:

-Eliminar o uso da flanela, usando toalhas descartáveis

-Evitar aproximação do rosto na boca do tanque

-Lavar as mãos frequentemente ao manusear qualquer combustível

-Não se alimentar e manusear combustível ao mesmo tempo

-Abastecer somente até o automático, evitando a aproximação da entrada dos tanques

-Não cheirar a tampa do tanque

-Efetuar a troca de roupa quando acontecer o  contato com o combustível