30 JUL 2014
Obras em Guaraci – Iniciada a reforma do hospital

A Prefeitura de Guaraci está coordenando várias obras que estão em andamento na cidade e o grande destaque é para o setor da Saúde, que tem alguns projetos em andamento. O mais importante deles, já esperado há muito pela população, é a reforma do Hospital Municipal,  que começou efetivamente na última semana, com a construção da nova ala da emergência, que esta sendo erguida no que hoje é o fundo do hospital, junto à antiga sala de pequenas cirurgias.

A reforma do Hospital Municipal Oscar Batista de Carvalho, vai contar também com a troca de toda a rede elétrica e instalação de gerador; troca de todo o piso (interno e externo) e revestimentos; novas portas e a construção de nova recepção, cozinha e refeitório e ainda abrigo para ambulâncias e alojamento de motoristas.

Ao todo serão três etapas, com verbas estaduais e federais que somam mais de R$ 900 mil, além dos R$ 140 mil em recursos próprios que estão sendo investidos na construção da garagem para a unidade do SAMU e os alojamentos de seus motoristas.

“Nosso hospital há muito necessitava de uma grande reforma e ela finalmente começou. Além de recuperar o que está estragado, vamos ampliar nosso hospital, que terá novas salas de recepção e também para a brigar a Secretaria de Saúde. No novo hospital, o atendimento de urgências, emergências e a internação serão todos separados e as pessoas não vão mais circular como acontece hoje. O novo projeto do hospital prevê um uso mais racional das dependências, com total acessibilidade e maior privacidade para os atendidos, além de uma nova fachada e área de circulação e abrigo para as ambulâncias, que hoje ficam  expostas ao tempo”, explicou o prefeito Renato Azeda.

No Jardim Acapulco, segue a construção da nova UBS da cidade, no terreno localizado entre a CEI Profª Eva Maria Machado Parada e o Parque Infantil “Fabrício Luis Martins”. A nova unidade de saúde  terá 337m² de construção, distribuídos em seis consultórios médico/odontológico, salas de vacina, nebulização, recepção, reuniões, espera  e administração, além de banheiros, copa/cozinha e abrigos para resíduos. O terreno tem 2.800m² e a nova unidade de saúde terá a  frente voltada  para a Rua Dirceu Velho. A UBS do Jardim Acapulco vai custar mais de R$410.000,00.

O Centro de Saúde Jerônimo Ferreira Oliveira também está  passando por uma reforma e também por ampliação, com a construção de novas salas. A Secretaria Municipal de Saúde pretende transformar aquela unidade em mais uma UBS, com atendimento ambulatorial e com a instalação de mais uma unidade do ESF – Estratégia de Saúde da Família. O projeto da mudança já foi encaminhado às autoridades e a Secretaria aguarda a análise.

Outras importantes obras em andamento na cidade são a nova escola, no Residencial Nova Era,  que já está com a laje do primeiro andar instalada. A nova escola terá oito salas de aula, além de salas para professores, diretor, grêmio, almoxarifado, secretaria, informática e coordenação pedagógica. O projeto também prevê  um centro de leitura, cozinha, despensa, refeitório e cantina, além de vestiários e sanitários para alunos e professores, tudo isso distribuído em dois pavimentos ligados por escadas e uma grande rampa, que somarão mais de 2.700m² de construção.

Também em construção está a nova Creche Escola, também no Nova Era, que poderá atender até 150 crianças em uma construção de quase 2.000m², com total acessibilidade, com aquecimento solar e facilidades para redução do consumo de água e energia elétrica.

Fechando o leque de obras que estão acontecendo no Residencial Nova Era, estão as 110 casas da CDHU. São casas de 2 quartos,  com aquecedor solar,  revestimento na cozinha e no banheiro e com total acessibilidade. Na última semana, representantes da CDHU estiveram em Guaraci e ficou definido que as casas serão entregues no próximo mês de Dezembro.

E já em fase de acabamento está o Portal Turístico de Guaraci. A obra, que passou alguns problemas, agora está a pleno vapor, com a finalização da cobertura. “Nos próximos dias devem ser definidos os padrões de pintura e das peças de acabamento, como a iluminação e decoração”, explicou o prefeito Renato Azeda, que informou também que uma nova solução para o transito será construída no local, pois a rotatória existente ali foi retirada. “Temos várias frentes de trabalho, em obras que são muito importantes para o nosso desenvolvimento. São projetos que lutamos muito para conseguir e temos certeza, são conquistas que serão muito comemoradas pela nossa população”, finalizou o prefeito.