06 MAI 2014
Projeto de Saúde Bucal

A Secretária de Saúde de Guaraci junto a DRS de Barretos, está   desenvolvendo o Projeto de Escovação em crianças de idade escolar, sob supervisão da Coordenadora da Saúde Bucal, cirurgiã dentista Célia Maria de O. Nardi.  O projeto começa com a  orientação sobre  técnicas de escovação e posteriormente serão promovidas palestras, exames  clínicos e finalizando, o  tratamento odontológico. O trabalho teve inicio no mês de Março, e é realizado pela cirurgiã dentista Carina Adriana M. Paiva, auxiliada pela técnica em higiene dental Valéria Ap. Neves Matos, inicialmente no   Espaço Amigo e APAE.  As escolas EMEI, Antonio Zuquim e Posses também  serão contempladas com o projeto , que  tem como intuito, motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e usar  o fio dental,  desenvolvendo  um sentimento de responsabilidade pela saúde oral. O hábito de escovar os dentes é o principal responsável  pela prevenção de cáries e mal hálito. Contudo,  quando praticada de forma incorreta, a escovação pode acabar prejudicando a saúde bucal e causando doenças gengivais. Por não saber  a técnica certa, a criança pode acabar não escovando corretamente algumas áreas importantes, como molares e a linha da gengiva, local onde se acumulam placas e bactérias, causando inflamações e infecções como a gengivite. “A técnica usada na escovação influencia diretamente a qualidade do esmalte dos dentes”, alerta a  cirurgiã dentista Célia Maria de O. Nardi.