01 MAR 2024
FINANÇAS
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Em reunião de planejamento estratégico para apresentação de resultados do Exercício de 2023, município de Guaraci demonstra bons investimentos na educação e na saúde
Na última sexta-feira, dia 23, na Prefeitura de Guaraci foi realizada mais uma reunião de planejamento estratégico governamental para apresentação de resultados do Exercício de 2023 demonstrando resultados acima do mínimo obrigatório de investimento tanto em educação quanto na saúde.
Na Educação, há o Índice de Aplicação no Ensino, que tem a obrigatoriedade do mínimo de 25% e a gestão municipal apresentou 37,74% no último ano! Investimentos significativos que mostram o quanto a gestão municipal tem se preocupado com o poder transformador que a educação é capaz de proporcionar. Alguns fatores foram imprescindíveis para este resultado como reformas nos prédios, investimento em aquisições de novos equipamentos para as escolas, adequação da rede elétrica para instalação dos aparelhos de ar-condicionado, aquisição dos ar-condicionado para as classes e manutenção da folha de pagamento que não foi totalmente custeada pelo repasse do FUNDEB. Um dos grandes aumentos da folha de pagamento da Educação em 2023 foi o reajuste do Piso do Magistério.
Já na saúde, o mínimo estabelecido para aplicação de investimentos é de 15%. Em Guaraci foi investimento 26,32% trazendo mais benefícios e qualidade de vida para todos os munícipes.
“Em 2023 nós tivemos um investimento de aproximadamente 5 milhões de reais em obras e 3 milhões em equipamentos. Tudo feito com recurso próprio, ou seja, com dinheiro do imposto que o cidadão guaraciense paga. Estamos preocupados com o comportamento financeiro para 2024 já que em 2023 o repasse caiu drasticamente e nós só suportamos as despesas por termos um planejamento estratégico extremamente preciso. Planejamento este que vem sido desenvolvido desde 2021 mas que infelizmente em 2023, com a queda da receita, nós não atingimos as metas de receitas previstas no orçamento e tivemos uma redução significativa na disponibilidade de caixa.”, disse o prefeito Renato Azeda.
Participaram da reunião representando a Prefeitura do Município de Guaraci o prefeito Renato Azeda, o Diretor Geral Executivo do Município, Carlos Henrique Ramalho, Carmem Aparecida Sanches Travaini, Diretora Municipal de Tributos e Gestão Pública, Odilon José Bota Nogueira Neto, Contador, e Tais Pivello, Auxiliar Administrativo. O consultor David Manguesi foi o responsável por apresentar os dados e trazer as análises que comprovam uma gestão eficiente, mesmo com baixos repasses.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024