Home Page - Portal da Prefeitura Municipal de Guaraci-SP
Home Notícias Imagens Cidade Turismo Fale Conosco
 
 
Atenção Domiciliar - Uma história de futuro! - Portal da Prefeitura Municipal de Guaraci-SP Notícias
Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
Atenção Domiciliar - Uma história de futuro!
04/07/2013
 
O médico Fernando Henrique de Oliveira e a enfermeira Sandra Muniz em atendimento
domiciliar em Guaraci

A história da atenção domiciliar mostra a evolução dos serviços prestados e mais do que isso, aponta o futuro dessa modalidade.  A prática da Atenção Domiciliar à saúde vem sendo descrita na literatura há vários séculos.   A assistência a pacientes em casa é anterior ao surgimento dos Hospitais. Contudo, essa assistência era muito limitada, restringindo-se aos recursos humanos existentes à época e à falta de tecnologia, ou seja, limitava-se à visita e orientação médica e à restrita prescrição de fármacos e ervas.   Os cuidados com o paciente eram assumidos pelos familiares e amigos ou por terceiros, nesse caso valendo-se da boa vontade e solidariedade de um leigo, de uma irmã de caridade e posteriormente das enfermeiras.  No Brasil, em um passado não muito distante, eram frequentes os chamados e as visitas do médico de bairro às casas dos pacientes, ou ainda as visitas  do farmacêutico que aplicava medicações e realizava pequenos curativos domiciliares.    Também existiam as parteiras práticas e a figura da vizinha treinada para realizar injeções intramusculares.  Com a ampliação dos serviços públicos e o aparecimento dos planos de saúde, houve um aumento da qualidade e da quantidade de hospitais, ambulatórios e consultórios médicos para o atendimento de uma população crescente. Começava uma era de desenvolvimento tecnológico na saúde, cada vez mais dependente de complexos hospitalares, influenciando a cultura popular e dos próprios profissionais da saúde que passaram a relacionar tratamento médico à estrutura hospitalar.  O mesmo fenômeno que favoreceu a modernização tecnológica trouxe o encarecimento dos serviços, dificultando o acesso ao sistema privado de atendimento e sobrecarregando o sistema público. Ambos os setores passaram a estudar alternativas de gestão de recursos para atender a seus usuários. Com isso, surgiu espaço para a implantação da Atenção Domiciliar.

Perspectivas para a modalidade

O segmento deve apresentar um crescimento significativo nos próximos anos, isso se deve a fatores como:

- Maior conhecimento e divulgação do serviço por parte de todos os envolvidos (operadoras de saúde, médicos, pacientes e familiares).

- Envelhecimento populacional e o aumento de doenças crônicas. 

- Aumento da expectativa de vida (de 1940 até hoje, a expectativa de vida no país aumentou em 60% e atualmente é de 71 anos contra 62 na década de 80).

- Carência de leitos hospitalares (fator que vem se acentuando nos últimos 3 anos).


 A  Atenção Domiciliar em sua moderna concepção é uma poderosa ferramenta de gestão em saúde. Portanto, é fundamental que se possa continuar  a estudá-la, discuti-la e aperfeiçoá-la, formatando novas aplicações e ampliando seu atendimento a diversas doenças  e a um número cada vez maior de pessoas. Em Guaraci,  essas visitas domiciliares são realizadas  através dos agentes comunitários, visitas médicas para pacientes acamados, assim como procedimentos de enfermagem a domicilio conforme a necessidade dos pacientes,  quando são feitos  curativos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e outros procedimentos médicos.  

Com informações do I.E.C. Guaraci

 

 

Versão para Impressão desta página Recomende este site para um amigo Voltar para a Home Page do site Retornar para a Página Anterior  
  Outras Notícias
30/09/2014 - V Batizado e troca de cordas em Guaraci
30/09/2014 - Campanha para a Saúde do Homem
29/09/2014 - Sistema de ar difuso já em teste
29/09/2014 - Comunicado do DAEG
24/09/2014 - SEBRAE Móvel mais uma vez em Guaraci
Mais Notícias 
 
Portal da Transparência Pública - Clique Aqui
Nota Fiscal Eletrônica - ISSQN
DAEG - Retire aqui a fatura da sua conta de água
Imposto de Renda - Clique Aqui
Município Verde Azul - Clique Aqui
Guaraxé 2011 - Confira Fotos
Banco do Povo
Serviços On-Line - Clique Aqui
Telefones Úteis - Clique Aqui
Qual setor da administração tem maior prioridade na sua opinião?

Assistência Social
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Obras
Turismo

 

 

Home Page
 
HOME \ NOTÍCIAS \ IMAGENS \ CIDADE \ TURISMO \ FALE CONOSCO