29 OUT 2013
Nova técnica de combate à dor sendo usada em Guaraci

A Secretaria de Saúde, através da  fisioterapeuta Rosangela Bernades, que atende na UBS Dr. Adalberto Moreda Mendes, deu  inicio  ao tratamento com bandagem elástica para alivio das  dores  e recuperação de paralisia facial.   "Ao iniciar a aplicação da técnica, o objetivo era pesquisar  e experimentar. De imediato, compramos o material e o que chamava a atenção era a somatização das pessoas que vinham me  procurar. Foram  muitos relatos de fibromialgia associada a depressão, dores na coluna cervical associada a tensões e ansiedade.  Como já trabalhávamos com a acupuntura, fui procurar algo que associado à ela, desse retorno mais imediato.  Recentemente foi realizado um trabalho para tratamento de paralisia facial e atingimos  um bom resultado,pois  a primeira impressão do paciente é de  segurança com a fixação da bandagem, como  alguma coisa que segurava a dor e com as sessões repetidas de 4 em 4 dias", explicou a fisioterapeuta.  A bandagem elástica possui características próprias,  como a capacidade de estiramento que gera um estimulo tátil que interage com controle motor e atinge os neurotransmissores.  “O  experimento evoluiu muito,com ótimos  resultados  e a secretaria abraçou a ideia.O objetivo era fazer na atenção básica algo rápido, prático e que desse resultado para a população e com custo baixo. E como o tratamento é visível,  as faixas chamam  a atenção,  as pessoas perguntavam o que era aquilo e  o estimulo dava resultado.  Com o aumento da procura estabelecemos algumas regras para organizarmos a pesquisa e registrar os resultados.  A  eficácia da técnica já foi comprovada pelos orientais, o que nos favorece e nos estimula a continuarmos os estudos”, concluiu a fisioterapeuta.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024