21 OUT 2013
Guaraci participa da Campanha dos Três Bichos

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraci  aderiu à Campanha dos Três Bichos do Ministério da Saúde, que tem por objetivo eliminar a Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (verminose). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os pais dos alunos da rede pública foram  convidados a autorizar os seus filhos a tomarem medicamentos para combater essas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, essas três enfermidades  aparecem em situações de higiene inadequada e em que o saneamento básico é ineficiente. São chamadas de “doenças em eliminação”, pois já deveriam ter sido erradicadas do país.  Classificada pelo Ministério como doença dos nervos, a Hanseníase é infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae e acomete principalmente a pele e os nervos periféricos.   A recomendação é estar sempre atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes e que apresentem também diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Já a Tracoma, considerada doença dos olhos, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga mucopurulenta, irritabilidade ocular.  E por último,  a Geohelmintíase rotulada como doença da barriga, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos.   A campanha em Guaraci será realizada de 29  até o dia 31 de Outubro, com foco específico nas crianças de 5 até 14 anos, sendo que no dia 29, serão  atendidos os alunos da  Mércia Julia;   dia 30, os  alunos do Zuquim e  no dia 31, os alunos da  EMEI Nayde Tojera Romero. Ao todo, deverão ser atingidas mais de 1.300 crianças nesta faixa de idade, nas três escolas.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024