Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019
10/06/2013

Semana do Meio Ambiente movimentada em Guaraci

Inúmeros eventos marcaram a Semana do Meio Ambiente (de 3 a 7) em Guaraci. Todos os setores da administração e os projetos sociais mantidos pelo município promoveram ações que marcaram a semana, que começou com a instalação de painéis alusivos ao tema pelos assistidos do Pro Jovem Adolescente, que usaram o saguão da nova e da antiga sede do executivo para a expor seus trabalhos.  Na sede do Conselho Tutelar de Guaraci, as conselheiras e os garotos do Viveiro Municipal, acompanhados do coordenador José Maria Correia da Silva, fizeram o plantio de árvores e montaram o letreiro de identificação do órgão, que foi feito de copos descartáveis. A equipe do conselho tutelar também participou das atividades na praça central da cidade, onde junto aos integrantes doControle de Vetores, IEC, Departamento de Turismo e Meio Ambiente, distribuíram 500 mudas de Citronela, planta que é um repelente natural do mosquito da Dengue, produzidas no Viveiro Municipal. Também foram distribuídas sementes de crotalária, planta que também auxilia no combate à dengue repelindo os mosquitos. As sementes foram preparadas pelos integrantes do Controle de Vetores. A distribuição da citronela deve se tornar um evento constante em toda a cidade. A ideia é que cada residência tenha a sua planta. Nas  unidades básicas de saúde foram plantadas novas árvores e recuperados os jardins.  Nas escolas, houve o plantio de árvores na Mércia Júlia e Antonio Zuquim, que também promoveu uma passeata pelo centro da cidade; na CEI Eva Maria Machado Parada a semana foi marcada pela leitura da “Coleção Sustentabilidade” para as crianças dos dois turnos. Na quarta-feira (5) as crianças foram levadas para um passeio ecológico de conscientização e na sexta (7) os pais foram convidados para assistir a exposição dos trabalhos feitos pelas crianças durante toda a semana. Na  CEI Maria Auxiliadora Ribeiro Foresto as crianças e educadoras prepararam uma exposição com materiais reciclávies, como caixas de leite, garrafas pet e óleo de cozinha usado.  Na EMEI, também na sexta-feira (7), aconteceu a “Feirinha do Verde”, com atividades de escrita e desenhos, trabalho com músicas e textos sobre a natureza, confecção de artesanatos, brinquedos recicláveis, receitas com plantas medicinais, em uma grande exposição montada no páteo da escola e por fim, o envolvimento dos pais e da comunidade, com a colaboração para a arrecadação de plantas e materiais recicláveis, e visitas à escola.  Os alunos das Escolinhas de Futebol participaram de uma palestra com o Diretor de Esportes Jose de Oliveira Cruz Filho, que falou  da importância da preservação e do cuidado com a natureza e o meio ambiente. Os alunos promoveram uma limpeza por todo o Centro de Lazer Paulino Fukuta, de onde retiraram papel e outros materiais. Houve ainda o plantio de mudas em frente a Cozinha Piloto. “A partir de agora, continuaremos com o plantio  constante de  árvores e mudas de citronela. Se cada cidadão que tiver um pequeno espaço plantar uma árvore e uma muda de citronela ou crotalária, estaremos ajudando a natureza e cuidando da nossa saúde. As mudas estão sendo constantemente produzidas no Viveiro Municipal, e nos próximos dias será feito um trabalho de pesquisa em toda a cidade, para que possamos levantar a necessidade de plantio em cada casa e adequar a produção para atender toda a nossa população”, explicou prefeito Renato Azeda. O munícipe Cláudio Geraldeli, colaborando com a Semana do Meio Ambiente, fez doação de 200 mudas de Ipês Amarelos, que serão também distribuídas por toda a cidade.

Vejas as fotos dos eventos