Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019
13/02/2013

Saúde de Guaraci consegue R$200 mil em Brasília

Guaraci  foi representada no Encontro de Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro em Brasília. O município foi representado pela Diretora Municipal de Saúde, Fátima De Boni.   No encontro foram discutidas formas para melhorar o acesso e a qualidade da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde.   Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que falou para os participantes, nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes assumiu o desafio de ter um sistema universal, público e gratuito de Saúde. “Ressaltamos aos gestores que a cada dificuldade, podem contar com o Ministério da Saúde”, disse Padilha.
Os secretários foram informados sobre os programas que o Ministério da Saúde disponibiliza e que podem ser desenvolvidos em cada localidade, além dos anúncios de melhorias e novidades à saúde de todo o país.
 No encontro foram apresentadas as principais políticas e linhas de financiamento do ministério para os municípios brasileiros, além de 14 oficinas onde foram apresentados e debatidos temas como Construção e Reforma de Unidade Básica de Saúde, Cartão SUS, PROVAB, Rede Cegonha, UPA, dentre outros. Além de participar dos grupos de discussão, os representantes de  Guaraci foram recebido pelo assessor do Ministério dos Esportes, Alberto Moraes, que conseguiu a liberação de uma verba de R$200 mil para a aquisição de equipamentos permanentes para a Saúde de Guaraci.