Domingo, 22 de Setembro de 2019
22/07/2013

Prefeitura entregou novo CRAS

A Prefeitura de Guaraci entregou na tarde da  última sexta-feira (19),  a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS). O novo CRAS de Guaraci tem três salas específicas para atendimento, além das salas de coordenação, uso coletivo e recepção.  A construção, de mais de 149m², ocupa um terreno do Residencial Nova Era e custou R$ 132mil, recursos conquistados junto ao  Fundo Nacional da  Assistência Social. O Centro de Referência de Assistência Social de Guaraci, coordenado por Ivana Fúrio Batista,   é o responsável pelo gerenciamento de importantes projetos sociais, como o Bolsa Família,  Carteira do Idoso,  sedia os programas  PROJOVEM Adolescente,  Ação Jovem,  Programa Amigo do Idoso, Programa Viva Leite  e o Projeto Leite do Idoso e outros.  O prefeito Renato Azeda disse que  “com a inauguração da nova sede do CRAS,  ficou  demonstrada e a seriedade do trabalho da Assistência Social da nossa  cidade e a preocupação desta administração com as famílias atendidas por esses projetos”. A solenidade de entrega do novo prédio do CRAS de Guaraci contou com a presença dos familiares do falecido Prefeito Irineu Ribeiro de Lima, que foi homenageado pela administração, que deu seu nome ao novo CRAS.  Antonio Carlos, José Antonio e Irineu  participaram da solenidade ao lado de suas esposas e filhos. O professor Antonio Carlos Canuto Ribeiro  falou em nome da família e se disse muito emocionado com a homenagem, lembrando que o seu pai enquanto prefeito, tinha uma grande preocupação com as questões sociais e que a escolha de seu nome para tão importante segmento da administração foi motivo de orgulho para toda a família.  O vice prefeito Elson Machado e os vereadores Wandrei Gasparetti, Marisa Maia Muniz e o presidente da Câmara, Gustavo de Oliveira Siqueira, também prestigiaram a solenidade. A assessora parlamentar Márcia Fonseca  representou o deputado Itamar Borges.

Veja algumas fotos do evento

Autoridades municipais e os familiares durante a solenidade de inauguração do novo CRAS

A coordenadora do CRAS-Guaraci, Ivana Fúrio Batista

O diretor de escola Antonio Carlos Canuto Ribeiro fez os agradecimentos em nome de toda a família do ex-prefeito Irineu Ribeiro de Lima

Prefeito Renato Azeda: “ficou demonstrada  e a seriedade do trabalho da Assistência  Social da nossa  cidade”

Os filhos, noras e netos do ex-prefeito Irineu Ribeiro de Lima posaram para a foto com o prefeito Renato, a primeira dama Andréa e o vice, Élson Machado

Equipe do CRAS -  Mirela Nicolau Vicente, psicóloga; Fernanda Cristina Batista de Lima, Orientadora Social; Rosana Morais da Silva, colaboradora; Rosana Ribeiro Guimarães Flávio da Silva:, Assistente Social; a primeira dama Andréa Souza; prefeito Renato Azeda; Elisabete Cruz Paiva de Oliveira:, Assistente Social; Ivana Fúrio Batista, Coordenadora e o vice prefeito Elson Machado

O Homenageado

Irineu Ribeiro de Lima, filho de Francisco Ribeiro de Lima e Maria Ribeiro de Lima, nasceu em 25 de fevereiro de 1926 na fazenda Lagoinha e foi registrado no distrito de Ibitu, pertencente a Barretos.  Trabalhou na lavoura até os 17 anos, tornando-se, posteriormente, cobrador de ônibus na linha de  Guaraci à Barretos.  Logo após, prestou serviços como  motorista de taxi e em 1946 casou-se com Iolanda Alves Martins, filha de José Martins Canuto e Maria Francisca Canuto. O casal teve 06 filhos: Maria Helena Ribeiro Martins (professora já falecida), Antonio Carlos Canuto Ribeiro (diretor de escola em Ribeirão Preto - SP), Sergio Luís Ribeiro Canuto (Médico, Perito  e funcionário da USP em Botucatu), José Antonio Ribeiro Canuto, ex- bancário, Maria Auxiliadora Aparecida Ribeiro Foresto (professora já falecida) e Irineu Ribeiro de Lima Junior (dentista em Ribeirão Preto).  Irineu Ribeiro de Lima foi, ainda, comerciante no ramo de secos e molhados, atuou como proprietário de posto de gasolina, foi lavorista e em 1960 tornou-se proprietário de máquina de beneficiar arroz.  Também em 60, iniciou sua carreira política, sendo  eleito vereador de 1/1/60 a 31/12/63, quando candidatou-se e foi  eleito  prefeito de Guaraci para o mandato de 1/1/64 a 31/1/69 (mandato de 5 anos). Foi, por fim, vice prefeito entre 1/2/77 e 31/1/83.   Irineu participou ativamente do progresso da cidade, especificamente na construção do Abrigo São João (Lar dos Idosos), do qual  foi presidente; na construção da nossa Igreja Matriz;  foi diretor do time de futebol Tremendão do Vale e Venerável da Loja Maçônica São João 91  por duas vezes, colaborando ativamente para a construção do prédio que hoje abriga a Loja. Irineu Ribeiro de Lima faleceu em 10 de julho de 2002 deixando muitas saudades a todos os amigos e família.