Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019
01/11/2013

Pesquisa - Condições de Saúde Bucal em Escolares

A coordenação de Saúde Bucal de Guaraci, está promovendo  uma pesquisa sobre as condições de saúde bucal da população escolar da cidade nas crianças que tem entre  5 e 12 anos.   Para a realização da pesquisa, foram selecionadas crianças  das escolas EMEI Nayde Tojeira Romero e EMEB Prof Mércia Júlia B Velho, mediante autorização dos  pais ou responsáveis.  O exame consiste na observação da boca, feita na própria escola, com toda técnica, segurança e higiene, conforme normas da Organização Mundial da Saúde, e do Ministério da Saúde. Não apresenta riscos nem desconforto para quem é examinado. Os dados individuais não serão divulgados, mas os resultados da pesquisa ajudarão  a prevenir doenças e a melhorar a saúde de todos.   “É uma investigação científica de extrema importância, pois, visa conhecer a distribuição das doenças bucais, planejamento e avaliação dos programas coletivos”, disse a coordenadora de Saúde Bucal de Guaraci, a cirurgiã dentista Célia Maria Nardi .   Já a diretora de Saúde Fátima Regina de Boni agradeceu  ao pais, escolas e alunos, pelo apoio recebido, “ pois essa é uma importante contribuição para podermos  melhorar  as condições de Saúde Pública em nosso município”.  A pesquisa feita em Guaraci é acompanhada pelo Departamento Regional de Saúde - DRS –V  Barretos.