Sábado, 23 de Fevereiro de 2019
25/06/2013

Oficina “Frotografar Melhor”, com Inaê Coutinho

Em mais uma oficina do projeto “Ponto MIS”, desenvolvido pela Prefeitura de Guaraci, em parceria com o MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo), instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, Guaraci recebeu  a visita da fotógrafa, artista e professora Inaê Coutinho, que comanda a oficina “Fotografar Melhor”.  Inaê Coutinho é fotógrafa, artista e professora graduada em Educação Artística pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É doutora em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Tem larga experiência no ensino de artes, fotografia e vídeo para cursos livres e ensino formal, bem como na formação de professores. Expõe seu trabalho pessoal desde 1993, e entre suas exposições destacam-se as individuais “Luz Interior” (Maison du Brèsil, Paris, 2012), “Casas de Inaê” (Espace Gapihan, Paris, 2011), e "Ponto de Equilíbrio" (Instituto Tomie Ohtake/2010). O projeto “Ponto MIS” leva sessões de cinema e oficinas de audiovisual gratuitas para municípios de São Paulo e em Guaraci, além das 3 oficinas já realizadas, vai promover sessões de cinema na Câmara Municipal, parceira do Projeto, que cedeu seu espaço para a instalação dos equipamentos. O prédio da Câmara foi adaptado, com a colocação de cortinas “blackout”, tela e projetor especiais. O espaço de cinema em Guaraci será inaugurado nos próximos dias, mas as oficinas do projeto já estão em andamento. A oficina “Fotografar Melhor”  foi desenvolvida  na Biblioteca Municipal e ofereceu  aos participantes a possibilidade de explorar melhor seu equipamento fotográfico por meio da análise de imagens significativas da história da fotografia e através da realização de exercícios práticos. Foi feito  um resgate das características visuais que a fotografia traz da pintura, investigando o fenômeno cultural da perspectiva. Em seguida, foram  apresentados componentes técnicos da câmera fotográfica, como o obturador e o diafragma. Por fim, houve  uma saída fotográfica pelos arredores para explorar as funções da câmera e assim buscar a qualidade estética possibilitada por ela.