Terça-Feira, 25 de Junho de 2019
28/05/2013

Guaraci se prepara para Semana do Meio Ambiente

O prefeito Renato Azeda se reuniu na manhã desta terça-feira (28), com  representantes das Diretorias de Educação, Esporte, Meio Ambiente e Casa da Agricultura, para determinar o início da ações relacionadas à defesa e preservação, que vão marcar  o início das atividades dentro da Semana do Meio Ambiente, que será comemorada entre os dias 3 e 7 de junho. “As ações da Semana do Meio Ambiente deste ano deverão ser continuadas, para que ao final de 2013 possamos estar pronto para receber o Selo Município Verde Azul. Assim tudo o que for feito nas escolas e em todos setores da administração nesta semana, deverá ser mantido, aprimorado e documentado, para estarmos preparados para apresenta-los  à época da concessão do Selo”, explicou o prefeito Renato Azeda. A partir da próxima semana, cada um dos setores da administração pública vai desenvolver um projeto ou uma ação relativa ao meio ambiente, como o plantio e a manutenção de jardins, recuperação e transformação de recicláveis, plantio de mudas nativas e qualquer outra atividade relativa ao tema. Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, quarta-feira (5 de junho), estão programadas uma passeata de estudantes e exposições em várias escolas. “Todas as diretrizes relativas ao Selo Verde Azul serão desenvolvidas e terão o envolvimento total da administração e também da população, que será chamada a colaborar com o que puder, desde a plantar uma árvore, até a economizar água”, finalizou o prefeito. Nos próximos dias, serão divulgadas as programações relativas à Semana do Meio Ambiente e toda a população está convidada a participar.

Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.  Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar idéias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente. O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é: "Pense - Coma - Poupe".