Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019
16/01/2017

Fim de semana de limpeza pela cidade

 


Os funcionários trabalharam no fim de semana para terminar a limpeza em Guaraci

O fim de semana foi de muito trabalho para o departamento de Serviços Urbanos e Conservação de Bens, que no sábado, retirou lixo e entulhos na ultima Rua da COHAB I, uma reivindicação antiga dos moradores. Depois, os trabalhadores foram para o Núcleo Mutirão, onde também desobstruíram algumas ruas, retirando galhos e entulhos que impediam a passagem da água das chuvas. Ainda no Mutirão, foi construída uma pequena curva de nível dentro do terreno do Recinto, onde está instalado o pátio de máquinas. No local, sempre que chovia muito, as águas invadiam as residências vizinhas ao terreno, causando um grande transtorno para os moradores do Bairro, recentemente regularizado. Os cidadãos Alcino Alves Ribeiro e Valmir Alves de Oliveira acompanharam os trabalhos e comemoraram a solução do problema, que se arrastava já há algum tempo. “Uma solução simples, um pedido feito várias vezes e nunca foi atendido. Agora, em menos de uma hora de trabalho, um problema que nos tirava o sono foi resolvido. Agradecemos muito a prefeitura e os funcionários que nos olharam com carinho nesse momento”, disseram os moradores. A curva de nível pode ser “testada” já no domingo, quando choveu torrencialmente na cidade e a água foi desviada das casas, sem causar problemas para os moradores.



 Depois do Mutirão, foi a vez do Residencial Itália, onde também foi promovida uma limpeza, com a retirada de galhadas e entulhos. 


De acordo com o diretor de Serviços Urbanos e Conservação de Bens, Hilton Pontes Dutra, esse mutirão de limpeza realizado nessas duas primeiras semanas do novo governo, pretende deixar a cidade mais organizada, além de facilitar novas investidas do setor, que agora pode cuidar de coisas menores e da manutenção preventiva em alguns locais da cidade. O diretor pediu também a colaboração dos moradores, para que obedeçam ao código de posturas do município, que proíbe o deposito de entulhos de reforma ou construção e restos de limpeza de quintais nas vias públicas.  Para isso devem ser utilizadas caçambas, além de outras providências que devem ser tomadas por quem está construindo ou reformando, como não deixar materiais de construção nas calçadas e não fazer massas de reboco ou concreto nas vias públicas.   O diretor lembrou que as caçambas só podem ser usadas para entulho ou descarte de limpeza de quintais, nunca para lixo ou restos de podas de árvores. O uso indevido de caçambas pode gerar multas. Já autorização para as podas de árvores devem ser solicitadas com antecedência junto Departamento de Água, que vai agendar recolhimento dos galhos. As podas sem autorização e agendamento também podem gerar multas e devem obedecer ao seguinte calendário:   

Nos bairros São Vicente, COHABs II e III, Solar Campestre e Acapulco devem ser feitas nas segundas-feiras. 

Nos bairros COHAB IV, Jardim do Bosque e Residencial Itália, nasterças-feiras. 

No Centro e na COHAB I, as podas devem ser feitas nas quartas e quintas-feiras.

Todas essas informações constam do panfleto que foi distribuído na cidade na última semana e os moradores devem ficar atentos para os dias de pode em seus bairros.