Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019
14/06/2013

Escolas de Guaraci ultrapassaram metas do IDESP

A Diretoria Municipal de Educação de Guaraci divulgou ontem os número do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – IDESP, registrado nas escolas Antonio Zuquim e Mércia Júlia em 2012. No Zuquim, o índice alcançado foi de 4,39 pontos, acima do número de 2011, que foi de 3,80 e também acima da meta estabelecida pelo Governo Estadual, que era de 3,97 pontos.  A meta estipulada para a Escola Mércia Júlia também foi alcançada, com a nota de 2,40. A nota da escola em 2011 foi 2,11 e a meta estipulada para 2012 era 2,31. A diretora municipal de Educação e Cultura, Elizabete Perroni, explicou que foram  várias as ações promovidas para garantir que as escolas pudessem atingir e mesmo ultrapassar as metas determinadas pelo Estado, dentre elas as várias oficinas de capacitação para professores e as avaliações constantes dos alunos. “Mas o trabalho não pode parar; ainda temos muito trabalho pela frente e a manutenção desses números passa também, além da escola e dos professores, pelas famílias de nossas crianças e adolescentes, que podem e devem cobrar resultados dos seus filhos em relação à escola. É um trabalho conjunto entre a escola e a família”, finalizou a diretora de Educação.

O QUE É O IDESP?

O IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – é o indicador que avalia a qualidade das escolas estaduais paulistas em cada ciclo escolar e permite fixar metas anuais para o aprimoramento da qualidade da  educação no Estado de São Paulo. Considera dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo  escolar em cada nível de ensino. Com o convênio celebrado junto aos municípios, as escolas municipais paulistas também  possuem IDESP, que, juntamente com as metas, norteiam o trabalho da equipe da escola na direção da melhoria da  qualidade do ensino e da gestão escolar.  A metodologia utilizada no cálculo do IDESP encontra-se em Nota Técnica do Programa de Qualidade da Escola, disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.

www.educacao.sp.gov.br