Segunda-Feira, 20 de Maio de 2019
17/06/2015

Em Guaraci a dor não tem vez!

Um dos mais importantes serviços oferecidos pela saúde de Guaraci é a oportunidade de tratamento da dor, que é feito através da fisioterapeuta Rosangela Bernardes, que atende na  UBS Dr. Adalberto Moreda Mendes. A profissional usa basicamente duas técnicas consagradas:  a Acumpultura e a Kinesioterapia, que é a aplicação de bandagens elásticas queatuam nas dores musculares,  inibindo ou estimulando a musculatura.  A técnica consiste na colocação de fitas adesivas para atuarem diretamente no local da  dor,  promovendo estímulos mecânicos (as bandagens são elásticas duradouras e consistentes na pele).  A profissional, que atende também no HB de Olímpia  e faz um trabalho diretamente voltado à Terceira Idade no Thermas daquela cidade, explica que a técnica já foi aprovada pelos orientais e trás resultados muito rápidos.  Ela  já apresentou seu trabalho com  em vários congressos e explica que o experimento já evoluiu bastante.

Na unidade UBS Dr º Adalberto Moreda Mendes, contamos com uma equipe de Estratégia Saúde da Família, com Médico, Enfermeiro, Téc. De Enfermagem e ACS. Através das visitas domiciliares e atendimento da equipe, ficou evidente o  número crescente  de pessoas com relatos de fibromialgia (associados à depressão), dor na coluna cervical (associado a tensões e ansiedade).  Como também o números exagerados de encaminhamentos para Ortopedia, Psiquiatria,Neurologia , entre outros Como a Unidade já trabalhava com acupuntura, passamos a procurar algo que associada à esta técnica,  desse retorno mais rápido. Passamos a estudar , pesquisar e a experimentar a bandagem elástica que tem uma grande capacidade de estiramento que gera um estímulo tátil que interage com o controle motor e atinge os neurotransmissores.  O que até então era experimento, passou a ser  uma terapia reconhecida pela Gestão Municipal e com boa aceitação pelos pacientes para o alívio de  dores crônicas, resolvendo assim vários problemas de ordem ortopédicas e neurológicas com  tratamento realizado em curto prazo. E um número bem menor de encaminhamentos e atendimentos em especialidades, “explicou a fisioterapeuta Rosangela Bernardes. Já a diretora  de Saúde, Fátima de Boni, informou que qualquer munícipe pode ter acesso aos tratamentos (Acumpultura ou Kinesioterapia).  “Basta se dirigir  à UBS Dr.  Adalberto Moreda Mendes,  e solicitar o agendamento com a fisioterapeuta, ou mesmo pedir ao seu médico que faça o encaminhamento para esta profissional. Em Guaraci, a dor não tem vez”, sentenciou a diretora.