Domingo, 22 de Setembro de 2019
04/11/2014

Começa Campanha de Vacinação contra Sarampo e Paralisia

 


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo,Caxumba,  Rubéola e a Poliomielite (paralisia infantil) terá início no próximo dia 8  (sábado) a partir das 8 h as 17 h . O objetivo é manter a erradicação da poliomielite no país e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.   Em Guaraci, a Secretaria de Saúde do Município vai promover nos dias 08 e 22 o ‘Dia D’ juntamente com o Estado.   

A estratégia é vacinar indiscriminadamente todas as crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias de idade para a Poliomielite e de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias para a vacinação de Sarampo Caxumba e Rubéola.  As vacinas estarão disponíveis no Centro Médico de Especialidades (ao lado da Cozinha Piloto, devido a reforma no Centro de Saúde).

“Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo”, informa a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

VACINA TRÍPLICE (SARAMPO CAXUMBA E RUBEOLA)

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de 5 anos. 

RISCOS

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao uso nas duas primeiras doses do esquema básico. “Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo”, ressalta.

Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

Os pais e responsáveis não devem esquecer de levar a caderneta de vacinação.