Sábado, 23 de Março de 2019
25/07/2013

Cinema em Guaraci – Aberto o Ponto MIS

A Prefeitura de Guaraci e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura entregaram na noite de ontem à população a sala de exibição de filmes do Programa Pontos MIS. Em Guaraci, os equipamentos foram instalados na Câmara Municipal, e as sessões de cinema acontecerão todas as segundas e quartas-feiras, às 15h e 19 h.  O programa Pontos MIS é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, coordenado pelo Museu da Imagem  e do Som de São Paulo, que visa criar novos espaços para a projeção de filmes e também a formação de novas plateias para a arte do cinema. Além disso, o programa Pontos MIS também oferece às cidades e entidades conveniadas, além dos filmes, os equipamentos necessários para a sua exibição, com o telão e o projetor de última geração. Cabe aos parceiros a cessão do local para a instalação, que no caso de  Guaraci, foi a Câmara Municipal,  cedida pelos vereadores após o pedido feito pelo prefeito Renato Azeda. O vereador Gustavo de Oliveira Siqueira,  presidente da Câmara, disse em seu discurso que a cessão do espaço foi aceita de imediato por todos os vereadores, que entenderam a abrangência e importância do projeto cultural. O vice prefeito Elson Machado, destacou que a instalação do Ponto MIS em Guaraci coloca a cidade novamente na rota da cultura, devolvendo um importante equipamento de lazer para a população.   O programa Pontos MIS também oferece importantes oficinas de cinema, televisão e fotografia, que são oferecidas a toda a população, como a que aconteceu no último mês de junho, com a  fotógrafa artista e professora Inaê Coutinho, que comandou  a oficina “Fotografar Melhor”.  Outra oficina  já está programada para o dia 7 de agosto: “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”, com Gustavo Falqueiro, Bacharel em fotografia pela Faculdade de Comunicação e Artes SENAC e Filosofia pela USP, que desenvolve oficinas de fotografia em escolas e institutos de artes, museus e faculdades. É professor de filosofia da rede estadual de São Paulo.  Esta  oficina tem como objetivo apresentar a fotografia como fruto de investigação de diversas áreas do saber, como a ciência e arte, e que esses saberes estão contidos no aparelho e na imagem fotográfica. E, assim, os participantes serão convidados a se colocarem como sujeitos criadores de imagens, fundindo a intenção de quem fotografa com a imagem que se pode construir.  Serão 30 vagas a partir de 14 anos.  Sobre os filmes  serão apresentados  na Câmara Muncipal  na programação de agosto, a secretária de Educação e Cultura, Beth Perroni informou que  já estão confirmados  o curta Dov’è Meneghett?,  1989, que conta a história do  mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti,   e também o longa “Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa”, de 2009.  As exibições dos filmes  do programa Pontos MIS são abertas a toda a população.

O presidente da Câmara de Guaraci, vereador Gustavo de Oliveira Siqueira

O vice prefeito de Guaraci, Elson Machado