Domingo, 18 de Abril de 2021
12/08/2020

*

06/11/2020

 

23/09/2020

22/09/2020

21/09/2020

18/09/2020

17/09/2020

16/09/2020

15/09/2020

14/09/2020

10/09/2020

09/09/2020

04/09/2020

03/09/2020

02/09/2020

01/09/2020

31/08/2020

28/08/2020

27/08/2020

26/08/2020

 

A Prefeitura de Guaraci publica decreto que insere a cidade na fase Amarela do Plano São Paulo.

Fique atento às novas normas.

25/08/2020

21/08/2020

22/08/2020

O comitê de Gestão de Crise, criado em Guaraci para centralizar as ações de combate e controla da pandemia, comunica que neste fim de semana a fiscalização será intensa, exigindo o cumprimento dos horários estabelecidos para o comércio e terá uma atenção especial na realização das festas particulares, que causam aglomerações.
No fim de semana passado, quando entrou em vigor o decreto nº 2.340, três festas particulares foram autuadas pela fiscalização. Uma casa comercial foi advertida por permitir aglomeração em sua área externa.

“Nossa cidade vem registrando um aumento bastante significativo nos casos de Covid-19 e não podemos permitir que nossa população seja colocada em risco. As festas particulares, como aniversários ou encontro de amigos no fim de semana, na cidade ou nos ranchos, são os maiores vetores de contaminação. Mais uma vez, pedimos aos cidadãos das cidades da região que não venham para Guaraci. Um simples aniversário de criança pode contaminar uma família inteira e temos que ter um cuidado ainda maior com as pessoas de mais idade e portadores de doenças crônicas”, destacou o diretor de Saúde Alexandre Reis, que confirmou a realização da barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera.

Com relação ao comércio, o Comitê lembra as normas que estão em vigor para a entrada em mercados e supermercados e outros locais de venda de gêneros alimentícios, que só podem receber uma pessoa de cada família e não podem permitir a entrada de menores de 12 anos. O uso de máscara é obrigatório para clientes e atendentes e as compras devem ser feitas de forma rápida, com distribuição de álcool em gel em todos os acessos. Dentro desses locais, deve ser mantida a distancia mínima de 1,5m entre os compradores.

A fiscalização de festas e encontros sociais e no comércio, será feita com o apoio da Policia Militar, que colabora com o Comitê Gestor nas abordagens e orientação dos munícipes.

“Não seria necessário nenhum tipo de ação neste sentido, mas infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da situação. O ideal seria que ao divulgarmos uma norma, ela fosse aceita e respeitada, como forma de prevenção, mas muitos insistem em se arriscar e colocar a vida de terceiros em risco, promovendo aglomerações, não usando máscara e se deslocando de outras cidades com alto índice de contaminação para Guaraci” disse o diretor de Tributos Ebert Trindade.

“Também seria ideal que nossos funcionários, agentes de fiscalização e o pessoal da saúde não tivessem que se expor, mas infelizmente, por causa de poucos, muitos se expõem e colocam em risco também suas famílias. Por isso, reiteramos o pedido para todos aqueles que puderem, fiquem em suas casas e evitem a circulação e as aglomerações por toda a cidade. A sua festinha de aniversário, o churrasco com os amigos e aquele encontro para o café da tarde pode resultar em tragédia”, ressaltou o chefe da Vigilância Sanitária, Henrique Ramalho.

20/08/2020

17/08/2020

 

15/08/2020

 

13/08/2020

Novo decreto muda horário do comércio e prevê multas para eventos que gerem aglomeração

A Prefeitura de Guaraci, através do Decreto nº 2.340 de 13 de Agosto de 2020, estabelece novas regras para o funcionamento do comércio na cidade, em função do número crescente de casos de Covid-19 no Município.

Assim, de acordo com as novas normas determinadas pela Administração e pela Comissão de Gestão de Crise, o comércio passa a encerrar suas atividades, de segunda a sábado, às 18h,

Aos domingos o horário limite é as 13h.

As farmácias e postos de combustíveis, podem funcionar até as 22h.

Já lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis devem obedecer o horário dos outros estabelecimentos, ou seja, de segunda a sábado, às 18h e aos domingos até as 13h.

Os serviços de entrega da alimentos, como restaurante e lanchonetes podem funcionar até a meia-noite.

Todos os outros decretos publicados em função da pandemia estão mantidos e as regras anteriores, que não sejam conflitantes com as novas ou revogadas, permanecem em validade.

A equipe de fiscalização vai visitar todos os pontos de comércio da cidade e distribuir o horário de funcionamento de cada um.

O Decreto também prevê a aplicação de multa para os proprietários ou responsáveis por imóveis onde estejam acontecendo eventos ou atividades que promovam a
aglomeração de pessoas. Em caso de reincidência, a multa de 8 (oito) VFMR (Valor Financeiro Municipal de Referencia), pode ser dobrada. As multas serão inscritas na Dívida Ativa Municipal.

Fique atento! Confira em https://www.guaraci.sp.gov.br/contas-publicas/contaspublicas/20200814145013.pdf

12/08/2020

11/08/2020

Boletim da  Diretoria Municipal de Saúde de Guaraci informa que  a cidade já tem 56 casos  confirmados de coronavírus  .  Desse total, 18 pessoas se recuperaram da doença e outros 34 aguardam os resultados dos exames. 

“Observamos um aumento significativo das notificações e também dos casos positivados por exames. Só nos últimos sete dias, 26 casos foram confirmados, o que demonstra claramente que é hora de mantermos o isolamento social. Nossa população tem que se conscientizar que não se pode mais promover festas e encontros sociais. O risco de contágio é muito grande. Estamos trabalhando todos os dias na contenção da doença, mas a ajuda da população é imprescindível. Mais uma vez reiteramos aos visitantes que evitem seu deslocamento para nossa cidade e pedimos encarecidamente que as aglomerações sejam evitadas”, disse o Diretor de Saúde, Alexandre Reis.  

 

 

 

21/07/2020

20/07/2020

Guaraci recebeu verba do MP para compra de álcool em gel

A Prefeitura de Guaraci já recebeu os 1278 frascos de álcool em gel (500 ml), adquiridos com verba destinada pela Justiça ao Município.

O Ministério Público requisitou a liberação do fundo das penas pecuniárias* das Varas Criminal e de Execução Criminal de Olímpia para o combate a pandemia aos municípios da comarca. A decisão judicial veio no dia 2 de maio e Guaraci recebeu mais de R$ 11mil através do Fundo Municipal de Saúde, usados na compra de álcool em gel, que serão utilizados nas unidades de saúde. 

A ação de destinação das verbas das penas pecuniárias para o combate ao coronavírus vem se repetindo por todo o país, em decisões que seguem orientações do Conselho Nacional de Justiça, como o artigo 9º da Resolução CNJ 313/2020, que estabelece novos fluxos para o Poder Judiciário em tempos de pandemia.

“É uma ajuda importante que recebemos do Poder Judiciário e que vai nos ajudar bastante nesse momento de gasto tão elevados no combate ao coronavírus. Agradecemos muito a colaboração do MP”, disse o prefeito Elson Machado.

*Penas pecuniárias são alternativas para substituir penas privativas de liberdade, geralmente em condenações inferiores a quatro anos. A destinação dos recursos é regulamentada pela Resolução CNJ 154/2012. Considerados os riscos do Covid-19, a Recomendação 62/2020 incentiva, no artigo 13, que magistrados “priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde”.

 

29/06/2020

Guaraci passa para a fase laranja do Plano São Paulo

 

A Prefeitura de Guaraci publica hoje o decreto nº2.336, que insere o município na “fase laranja” do Plano São Paulo de reabertura consciente de setores da economia pelo Centro de Contingência da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, assim como os outro municípios da Região V.

Assim, ficam estabelecidas as regras e restrições de abertura e funcionamento dos setores da economia previstas na Fase 2  (laranja), e para isso a Equipe de Apoio e Fiscalização poderá determinar a alteração de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, bem como a proibir a realização de atividades restritas e, ainda, a suspensão do Alvará de Funcionamento.

A desobediência ao novo decreto, implicará na cassação da licença de funcionamento do estabelecimento infrator, além das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

O decreto também prevê a reavaliação das regras conforme as eventuais reclassificações do Município de Guaraci junto ao Plano São Paulo.

19/06/2020

Guaraci volta para a fase vermelha do Plano São Paulo

Novo decreto determina fechamento de serviços não essenciais a partir deste sábado

A Prefeitura de Guaraci, depois de aguardar os desdobramentos dos pedidos de reclassificação  feitos à justiça por cidades da região e que foram todos negados, comunica a população que não resta outra alternativa a não ser enquadrar novamente a  cidade na fase 1  do Plano São Paulo de combate ao Covid-19, e que a partir deste sábado, dia 20, só poderão funcionar os serviços considerados essenciais como mercados, supermercados, farmácias, posto de gasolina e afins.

Para tanto, publica  o decreto Nº2.333, que regulamenta a atuação do comércio e serviços e também da fiscalização, que poderá determinar a alteração de horário de funcionamento de estabelecimentos e de prestadores  de serviços, bem como poderá proibir realização de atividades restritas, com possibilidade de suspensão ou cassação  de  Alvarás de Funcionamento.

“Pedimos a compreensão da população nesse momento difícil por que passa nossa saúde. Nossa cidade mantém um bom controle da contaminação com ações pontuais como  a barreira sanitária, a desinfecção de locais de grande fluxo;  precisamos manter nossos cuidados. Essa volta da  nossa cidade à fase vermelha foge do âmbito das nossas decisões e cabe ao município somente fiscalizar para que as determinações do Plano São Paulo sejam cumpridas”, disse o prefeito Elsom Machado.

As outras normas de  prevenção e combate ao Covid-19 já determinadas em decretos anteriores, como o uso obrigatório de máscaras nas ruas e estabelecimentos, as restrições de atendimento nos locais que poderão funcionar, o distanciamento nos lugares  de grande movimento e os cuidados de higienização estão em vigência e deverão ser respeitadas por todos.

 

12/06/2020

 

10/06/2020

Atenção!!! compartilhe essa informação.

A Barreira Sanitária na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera funciona a partir da tarde desta quarta-feira (10) e fica instalada durante todo o feriado prolongado.

Acesso permitido apenas para moradores e proprietários.

Não receba convidados em seu rancho.
Não promova festas.
Evite deixar a sua cidade.

A Diretoria de Saúde de Guaraci, que coordena o trabalho, pede aos visitantes de toda a região que não se desloquem para Guaraci.

"O isolamento social é a única forma conhecida e comprovada no controle da disseminação do Covid-19. Pedimos encarecidamente que evitem as aglomerações e não venham a nossa cidade. Fiquem em suas casas", disse o diretor de Saúde Alexandre Reis.

 

09/06/2020

 

08/06/2020

 

05/06/2020

04/06/2020

 

 

01/06/2020

 

 

01/06/2020

29/05/2020

 

 

Seguindo determinação do decreto estadual, o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932) será antecipado para esta segunda-feira, dia 25, também em Guaraci. A medida foi determinada pelo prefeito Elson Machado, através do decreto nº 2.329.

Funcionários da Prefeitura de Guaraci, participam neste momento de uma live que está sendo transmitida pelo Tribunal de Contas do Estado com Orientações do Tribunal no Enfrentamento da Pandemia – Covid-19.

Os funcionários estão reunidos no páteo da Emei Nayde Tojeira Romero, obedecendo as orientações de distanciamento e proteção individual, utilizando espaço aberto e ventilado.

A apresentação, que começou às 10h30 e vai até às 12h, tem a seguinte programação:

Abertura:
Presidente Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues (TCESP)
Secretário Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi (TCESP)

Orientações Técnicas:
Paulo Sugiura (Diretor DSF-I)
Alexandre Carsola (Diretor DSF-II),
Maira Giroto (Agente da Fiscalização UR-06)
Sonia Rocco (Diretora DF-1)

Assuntos:
Calamidade pública e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Compras Públicas e
Contratações, Repasses ao Terceiro Setor, Divulgação e Transparência
(comunicados).

17/05/2020

Fiscalização no Pedregal e Riviera termina com 34 notificações

As equipes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Posturas e Tributação, junto à equipe da Diretoria Municipal da Saúde, que coordena as ações de prevenção ao Covid-19 em Guaraci, promoveu no início da tarde deste domingo (17), uma operação de fiscalização na orla dos Bairros Riviera, Pedregal, Riviera di Capri e Toscana, que culminou com a notificação de 34 veículos que estavam na orla de maneira irregular, em desobediência ao Decreto Municipal nº 2.320, que impede o embarque e desembarque de veículos aquáticos em toda a orla de Guaraci.

A ação, que teve o acompanhamento da Policia Militar, além das notificações por desobediência, culminou também com a apreensão de uma “carretinha”, usada para transporte de barcos, que estava com a documentação irregular, impediu o descarregamento de um “batelão”, que seria colocado no leito do rio e ainda flagrou um descarte irregular de entulhos na avenida principal.

“Nesse fim de semana fizemos uma operação diferente. Em vez de instalar a barreira e impedir a entrada dos não moradores e proprietários, fomos atrás dos infratores, notificando e orientando. Seria uma operação desnecessária se houvesse bom senso de moradores e visitantes. Não é porque a barreira não foi instalada que o decreto não vale mais. E ninguém pode alegar ignorância das normas, pois elas estão em plena vigência e, portanto a pesca está suspensa em toda a orla, assim como o desembarque de Jet skis, canoas, barcos motorizados ou qualquer outro tipo de embarcação. Inclusive alguns veículos estavam com o selo que comprovavam que já haviam sido fiscalizados, ou seja, sabiam das proibições e ainda assim colocaram barcos na água”, disse o diretor de Saúde Alexandre Reis.

“Essas pessoas notificadas serão responsabilizadas e as operações vão continuar, ou com a barreira ou com as fiscalizações de surpresa. Pedimos a todos que evitem aglomerações nos ranchos e informamos que a pesca está suspensa, mas alguns insistem em burlar as regras. Não é hora de festas, aglomerações e nem de se deslocar da sua cidade para vir pescar aqui. Se as pessoas simplesmente obedecessem ao que está no decreto, todos os nossos funcionários poderiam estar com seus familiares, em suas casas, em segurança, mas infelizmente, somos obrigados a nos expor para manter a segurança da cidade,”, finalizou o diretor.

 

 

08/05/2020

ATENÇÃO!

O governador João Doria prorrogou a quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio. A decisão é válida para todos os municípios do estado.

Também é obrigatório o uso de máscaras em todas as cidades do estado de São Paulo desde ontem. A medida é válida para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos. O uso de máscaras no transporte público (ônibus, táxis, uber ou transporte de trabalhadores de empresas) também é obrigatório.

Cemitério Municipal
Dia das Mães

A Prefeitura de Guaraci comunica que a entrada no Cemitério Municipal no próximo Dia das Mães (10), somente será permitida pelo portão principal, ao lado do velório.

O portão de acesso pela Avenida Natal Pastrez permanecerá fechado, para que a entrada de visitantes possa ser controlada.

Todos terão que usar máscaras e a entrada será proibida àqueles que não estiverem com a proteção.

A coordenação do Cemitério informa ainda que poderá controlar o acesso dos visitantes para evitar aglomerações.

01/05/2020

Máscaras serão obrigatórias no comércio em Guaraci
Novo decreto entra em vigor no próximo dia 5

A Prefeitura de Guaraci publicou o decreto 2.326, que traz alterações nos decretos anteriores, sobre o funcionamento do comércio e departamentos públicos em função da prevenção à disseminação da Covid-19, que entra em vigor no próximo dia 5, terça-feira.

AS MÁSCARAS SERÃO OBRIGATÓRIAS EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PARA FUNCIONÁRIO E CLIENTES

As principais mudanças em relação aos decretos 2.320 e 2.123 se relacionam ao atendimento em estabelecimentos comerciais, que agora não poderão permitir a entrada de clientes sem máscara, assim como deverão garantir o uso da proteção a todos os funcionários. Ou seja: dentro dos estabelecimentos comerciais só será permitida a entrada e a permanência com o uso da máscara, tanto para clientes como funcionários. O dono do estabelecimento é o responsável por fiscalizar e proibir a entrada dos clientes sem máscara, assim como por prover todos os seus funcionários do equipamento.

As lojas em geral só poderão permitir a entrada de um cliente por vez e os mercados, supermercados, bancos, lotéricas e correspondestes, devem evitar aglomerações, limitando a entrada de clientes e sempre exigindo o uso da máscara.

As crianças menores de 12 anos não poderão entrar em NENHUM ESTABELECIMENTO, a não ser para atendimentos em clínicas médicas ou dentarias, ou ainda em salões de beleza, sendo também obrigatório o uso de máscara.

Os salões de beleza, barbeiros, clínicas médicas/dentárias ou de estética só poderão atender com agendamento prévio um cliente por vez sendo também obrigatório o uso da máscara tanto para o cliente como para o profissional.

As academias e estúdios de dança ou pilates só poderão atender com agendamento, mantendo rígido controle da higienização de equipamentos, com uso de máscaras para alunos e funcionários, obedecendo ao número de pessoas previsto no decreto. Até 100m², dois alunos; até 200m², quatro alunos e espaços maiores que 200m², cinco alunos por aula/atendimento, mantendo distancia de pelo menos três metros entre os presentes.

Os bares, lanchonetes e restaurantes continuam proibidos de dispor mesas e cadeiras em calçadas ou no seu interior. Os funcionários tem que usar máscaras e o atendimento só poderá ser feito mediante entrega (delivery) ou retirada (drive thru).

Em todos os departamentos da administração municipal, é obrigatório o uso de máscaras.
As sanções para quem desobedecer ao disposto no decreto vão de advertência até multa ou cassação do alvará, em caso de reincidência.

A Prefeitura de Guaraci recomenda a toda a população que permaneça em suas residências e só saia em caso de absoluta necessidade e use sempre que possível, máscaras de proteção.

Confira todo o teor do Decreto 2.326, que entra em vigor no próximo dia 5 no site da Prefeitura Municipal de Guaraci

https://www.guaraci.sp.gov.br/…/mascaras-serao-obrigato…/707

 

 

 

28/04/2020

A Prefeitura de Guaraci informa aos nossos munícipes que vem tomando todas as medidas possíveis e necessárias para o controle da disseminação do Coronavírus, como as barreiras sanitárias, o controle de acesso nos prédios públicos e privados de uso público (lotérica, mercados, farmácias, etc.), orientando a população para que não promova aglomerações e pedindo insistentemente para que aqueles que podem, permaneçam em suas casas, evitando deslocamentos desnecessários pela cidade.

Esclarece também, que toda a comunicação a respeito dessas ações e outras relativas ao controle da doença, como o isolamento social imposto aos casos suspeitos, são monitoradas pelas equipes da Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e que toda a comunicação a respeito somente é feita, quando necessária, pelos canais oficiais da Prefeitura, seja nas nossas páginas do Facebook, na nossa lista de disparos do WhatsApp ou no site oficial.

Qualquer informação produzida e veiculada fora desses locais virtuais, é mera especulação e “achismo”, de pessoas sem responsabilidade com a verdade, que propagam informações inverídicas e alarmistas, que não colaboram em nada com o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde.

Fique atento aos canais oficiais e não compartilhe informações que não sejam atestadas por eles.
Evite as “Fake News”.

 

22/04/2020

ATENÇÃO - COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Dir. de Saúde de Guaraci informa:

 

16/04/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

Barreira sanitária volta nesta sexta-feira (17)

A fiscalização dos agentes de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promovida em Guaraci, na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera para impedir a entrada de pescadores e outros turistas será retomada nesta sexta-feira (17). Somente podem passar pela barreira sanitária os moradores e proprietários de ranchos. Todos os carros que passam pela conhecida “Curva da Galinha” serão abordados.

“Pedimos insistentemente para que as pessoas não se dirijam a esses locais, para que se mantenham em suas casas. Pedimos também aos turistas da região que não se desloquem para Guaraci. Teremos mais um feriado prolongado e a barreira vai funcionar todos os dias, para impedir o acesso de pescadores eventuais, pois a pesca está proibida, assim como o desembarque de veículos aquáticos. Só será permitida a passagem de moradores e proprietários de ranchos´”, explicou o diretor de Saúde, Alexandre Reis, que acrescentou:"pedimos a colaboração da população para que informe seus amigos e parentes de outras cidades, para que eles não se dirijam para Guaraci neste fim de semana prolongado. Não é hora de encontros sociais, de reuniões familiares, de visitas. É hora de recolhimento em suas casas e isolamento social".

Fotos de arquivo

 

13/04/2020

Academia e Parque Infantil da Lagoa em Guaraci estão interditados

Na noite de ontem, agentes da Saúde e Vigilância Sanitária, desinfectaram os equipamentos da Academia ao Ar Livre, instalada na Lagoa Roberto Azeda, em Guaraci.

Depois da desinfecção, os agentes bloquearam além da academia também o Parque Infantil, que vão permanecer fechados por tempo indeterminado.

"No fim de semana muitas pessoas ignoraram as recomendações de isolamento e usaram a Academia ao Ar Livre, inclusive com momentos de aglomeração. Assim, decidimos pela bloqueio de uso desses equipamentos, a exemplo de outros locais que já estão fechados", ressaltou o diretor de Saúde, Alexandre Reis.

 

 

11/04/2020

Bloqueio sanitário em Guaraci

Segue a fiscalização dos agentes de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promovida em Guaraci, na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera para impedir a entrada de pescadores e outros turistas. Somente podem passar pela barreira sanitária os moradores e proprietários de ranchos. Todos os carros que passam pela conhecida “Curva da Galinha” são abordados e muitos impedidos de seguir em frente.

“Com isso, a presença de turistas na Orla do Riviera, lugar de costumeiras aglomerações, principalmente em feriados prolongados como esse, é quase nula, com alguns ranchos ocupados somente com famílias e pouquíssimos pescadores, que entraram por outras rotas, descumprindo o decreto municipal”, disse Gustavo Maritan, assessor da Diretoria Municipal de Saúde.

Nesta manhã (11), a fiscalização visitou também os portos de areia, lugares de grande movimento de pescadores, mas hoje estavam vazios. No Porto de Areia Três Irmãos, uma entrada que dava acesso ao rio e que estava sendo usada por pescadores na madrugada, foi fechada com areia, para impedir a passagem.

“Pedimos insistentemente em todas as redes sociais, em comunicados á imprensa regional e na cidade, com a divulgação através de carros de som, para que as pessoas não se dirijam a esses locais, para que se mantenham em suas casas, mas sempre há alguém disposto a burlar a lei. Em um cenário ideal, a fiscalização não deveria ser necessária, mas muita gente insiste em se deslocar nesse momento de pandemia e promover aglomerações e nossa tarefa é evitar que isso aconteça. A inconsequência de alguns pode colocar muita gente em risco e isso nós precisamos evitar”, ressaltou Maritan.

A fiscalização seguirá até amanhã, domingo (12) e para o feriado também prolongado do próximo dia 21, outra grande operação de bloqueio será montada pela Prefeitura de Guaraci.

 

9/04/2020

Já está funcionando a barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera, em Guaraci.

Os fiscais estão trabalhando para impedir o fluxo de turistas que devem se dirigir à cidade neste feriado, evitando a proliferação do Covid-19.

A ação dos fiscais é baseada no decreto nº 2320, que que declarou a Situação de Emergência no Município, e vai limitar o acesso aos bairros. Antes disso, nas entradas de acesso pelas vicinais que chegam de Barretos, Olímpia e Altair, será instalada sinalização informando da barreira e da restrição de acesso aos bairros.

A Prefeitura pede aos turistas de toda a região que evitem o deslocamento até Guaraci, para evitar transtornos e informa que terá equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização e Saúde, para cumprir das determinações do decreto e restringir o acesso aos bairros. A orla está fechada para embarque e desembarque de qualquer tipo de veículo aquático.

Além disso, as equipes de fiscalização visitarão todos os imóveis dos bairros, cadastrando os locais de grande aglomeração e autuando aqueles que estiverem descumprindo as determinações do Decreto. Os infratores serão enquadrados no artigo 268 do código penal, com registro de ocorrência e encaminhamento de denúncia ao Ministério Público.

Confira os artigos do Decreto nº 2320 que regulamentam a ocupação de imóveis e proíbem as aglomerações na Orla de Guaraci:

Art. 13 – Fica proibida qualquer forma de aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, independente de sua natureza.

Parágrafo único – a proibição de aglomerações de pessoas prevista no caput deste artigo se estende à área às margens da Represa do Rio Grande, conhecida como “Orla do Riviera”.

Art. 14 – A partir da data de 22 de março de 2020, e enquanto perdurar a situação de emergência, fica proibido a prática de atividades de pesca esportiva, pesca comercial, turismo para esportes aquáticos e pesca esportiva e demais atividades correlatas.

Parágrafo único – Para fins do cumprimento das disposições do caput deste artigo, fica determinado o fechamento da “Orla do Riviera”, sendo terminantemente proibido o desembarque de barcos, lanchas, motos aquáticas (jet ski) e outros veículos aquáticos.

Art. 26 - Fica determinado, em razão do grande fluxo de pessoas de diversos locais com casos suspeitos e casos confirmados de contaminação pelo coronavírus COVID-19, a suspensão dos serviços de hospedagem em hotéis, pousadas, albergues, pensões, casas/ranchos de temporada e quaisquer outros estabelecimentos similares, a partir de 23 de março de 2020.

 

8/04/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

Acesso aos Bairros Pedregal e Riviera será restrito aos moradores

A Prefeitura de Guaraci informa que a partir desta quinta-feira, dia 9 de abril, vai montar uma barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera e o acesso somente será permitido aos moradores dos dois bairros.

A medida, amparada pelo Decreto nº 2320, que declarou a Situação de Emergência no Município, vai limitar o acesso aos bairros, com uma barreira sanitária montada na conhecida “Curva da Galinha”. Antes disso, nas entradas de acesso pelas vicinais que chegam de Barretos, Olímpia e Altair, será instalada sinalização informando da barreira e da restrição de acesso aos bairros.

A Prefeitura pede aos turistas de toda a região que evitem o deslocamento até Guaraci, para evitar transtornos e informa que terá equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização e Saúde, para cumprir das determinações do decreto e restringir o acesso aos bairros. A orla está fechada para embarque e desembarque de qualquer tipo de veículo aquático.

Além disso, as equipes de fiscalização visitarão todos os imóveis dos bairros, cadastrando os locais de grande aglomeração e autuando aqueles que estiverem descumprindo as determinações do Decreto. Os infratores serão enquadrados no artigo 268 do código penal, com registro de ocorrência e encaminhamento de denúncia ao Ministério Público.

Confira os artigos do Decreto nº 2320 que regulamentam a ocupação de imóveis e proíbem as aglomerações na Orla de Guaraci:

Art. 13 – Fica proibida qualquer forma de aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, independente de sua natureza.

Parágrafo único – a proibição de aglomerações de pessoas prevista no caput deste artigo se estende à área às margens da Represa do Rio Grande, conhecida como “Orla do Riviera”.

Art. 14 – A partir da data de 22 de março de 2020, e enquanto perdurar a situação de emergência, fica proibido a prática de atividades de pesca esportiva, pesca comercial, turismo para esportes aquáticos e pesca esportiva e demais atividades correlatas.

Parágrafo único – Para fins do cumprimento das disposições do caput deste artigo, fica determinado o fechamento da “Orla do Riviera”, sendo terminantemente proibido o desembarque de barcos, lanchas, motos aquáticas (jet ski) e outros veículos aquáticos.

Art. 26 - Fica determinado, em razão do grande fluxo de pessoas de diversos locais com casos suspeitos e casos confirmados de contaminação pelo coronavírus COVID-19, a suspensão dos serviços de hospedagem em hotéis, pousadas, albergues, pensões, casas/ranchos de temporada e quaisquer outros estabelecimentos similares, a partir de 23 de março de 2020.

 

7/04/2020

Campanha de conscientização dos proprietários de ranchos em Guaraci e para os turistas.

Compartilhe com seus amigos. Faça chegar ao maior número possível de pessoas.

 

28/03/2020

ALERTA DE FAKE NEWS

 

25/03/2020

Prefeitura começou a desinfecção em pontos movimentados da cidade

A Prefeitura de Guaraci, através da Diretoria Mun. de Saúde e da Vigilância Sanitária, juntamente com a Diretoria de Serviços Urbanos, deu início na tarde de hoje (25) a desinfecção de locais de grande movimento com uma solução de Hipoclorito de Sódio.

A aspersão da solução foi feita inicialmente no Hospital Municipal e depois os técnicos realizaram o trabalho no Centro de Saúde (UBS Centro), UBS Jardim Acapulco, UBS COHAB IV e Clínica de Fisioterapia.

A desinfecção com Hipoclorito de Sódio repete a ação que vários municípios vem fazendo no combate ao coronavírus e vai atingir locais de grande circulação, como a frente de mercados e super mercados, Unidades de Saúde e outros locais de funcionamento permitido na quarentena determinada pelo governo do Estado.

"Esta é mais uma arma que dispomos para a proteção da população, que mesmo assim não deve se descuidar. O isolamento social deve ser observado e as aglomerações evitadas. Estamos buscando soluções para o combate ao vírus mas a ajuda da população é indispensável", disse o prefeito Elson Machado.

Proibição da pesca

Na tarde de hoje, agentes da fiscalização fixaram faixas informativas na orla do Riviera, onde as atividades de pesca foram proibidas. O desembarque de qualquer veículo aquático como barcos, lanchas e jet skys está proibido, assim como as aglomerações naquele local.

 

24/03/2020

Diretoria de Saúde ressalta informações
Rede referenciada não está atendendo
Consultas e exames estão suspensos

A Diretoria Municipal de Saúde, como anunciado anteriormente (20/3), reforça a informação de que sua central de agendamentos ao lado da Cozinha Piloto, por forçada suspensão do atendimento nas unidades referenciadas, está fechada por tempo indeterminado.

Hospitais como Santa Casa Barretos, Hospital do Amor, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital de Base Rio Preto, e Hospital do Olho em Monte Azul não estão atendendo consultas e exames anteriormente agendados. Os pacientes devem aguardar o reagendamento, quando o sistema voltar a funcionar normalmente.

Somente estão funcionando os serviços de hemodiálise da Santa Casa de Barretos e as sessões de rádio e quimioterapia no Hospital de Amor.
A requisição de veículos para esses procedimentos (rádio e químio) será feita no Hospital Municipal (Santa Casa) pelo responsável de transporte.
Qualquer urgência e emergência, procure o pronto atendimento do Hospital Municipal de Guaraci (Santa Casa).

Para os serviços locais, a Diretoria reforça também as informações:

*Clínica de Apoio e Reabilitação - (Clínica de Fisioterapia)
Fechada por tempo indeterminado

*Especialidades Médicas
Pediatria – atendimento normal de acordo com o fluxo nas três UBSs
Obstetrícia- Atendimento na Unidade Básica do Centro

*Clínico Geral e Médico de Família
Atendimento normal em suas respectivas UBSs.

As outras especialidades médicas estão suspensas por tempo indeterminado.

*Farmácia Municipal
Atendimento Normal

A imagem pode conter: texto

 

17/03/2020

Por favor, compartilhe essa informação

Decreto regulamenta serviço público em Guaraci durante pandemia

 

A Prefeitura de Guaraci acaba de publicar o Decreto 2.318, que dispõe sobre o sistema especial de trabalho do serviço público na cidade, determinando as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O decreto determina, entre outras medidas, que ficam suspensos os atendimentos ao público nos Departamentos Públicos Municipais, a partir de 18 de março;

O atendimento ao público deverá ser realizado somente em casos estritamente necessários.

As aulas nas escolas municipais seguem normalmente até o dia 20, com orientação a alunos, pais e responsáveis sobre a pandemia.

As aulas serão SUSPENSAS por tempo indeterminado a partir de 23 de março de 2020, sendo que não haverá professor nas Unidades Escolares a partir daquela data.

Gestores e funcionários estarão nas escolas para atendimento, quando houver estrita necessidade, em regime de escala, a ser definida pela Diretoria Municipal de Educação e Cultura.

Servidores públicos que pertençam dos grupos de risco, poderão fazer o seu trabalho em casa, pelo prazo de até trinta dias.

Essas e outras determinações podem ser conferidas no decreto, publicado abaixo.

A imagem pode conter: flor e texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

16/03/2020

ATENÇÃO!
COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura, de Guaraci-SP, COMUNICA aos senhores diretores e comunidade:
Considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), esta Diretoria Municipal está adotando medidas temporárias e ações preventivas, com as seguintes alterações no Calendário Escolar:

De 16 a 20 de março:
- Orientação aos alunos e responsáveis nas Unidades Escolares;
- As faltas dos alunos não serão computadas;
- As famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas;
- Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares, de forma presencial nas escolas;
- O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá regularmente;
- O transporte será suspenso se, em determinada rota, não houver aluno.

De 23 a 27 de março:

- Recesso Escolar;
- Suspensão das aulas, não haverá professor na escola;
- Gestores e ou funcionários estarão nas escolas para atendimento estritamente necessário.

OBSERVAÇÃO: NO PERÍODO SEM AULA, RECOMENDA-SE QUE OS ALUNOS FIQUEM EM CASA, NÃO PARTICIPEM DE BRINCADEIRAS COLETIVAS E QUE ESSAS CRIANÇAS FIQUEM COM ADULTOS COM IDADE INFERIOR A 60 ANOS.

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, POR FAVOR, ATUALIZEM O NÚMERO DE TELEFONE NAS RESPECTIVAS ESCOLAS.

NOVAS ORIENTAÇÕES A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

25/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

O SORTEIO DAS CASAS DA CDHU EM GUARACI, MARCADO PARA ESTE SÁBADO ESTÁ CANCELADO, POR ORDEM DO GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE SECRETARIA DE HABITAÇÃO ...

EM BREVE UMA NOVA DATA SERÁ MARCADA..AS SENHAS RETIRADAS HOJE DEVEM SER GUARDADAS PARA UM NOVO SORTEIO.

LEIA O COMUNICADO

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

24/03/2020

COMPARTILHEM ESSA INFORMAÇÃO

Prefeitura prepara programa de Segurança Alimentar

Busca ativa e entregas em domicílio garantem a alimentação para crianças

A Prefeitura de Guaraci, através das suas Diretorias de Assistência Social e Educação, vão lançar um programa emergencial de “Segurança Alimentar”, visando atender as crianças que, por conta da suspensão das aulas, estão passando por dificuldades em sua alimentação diária.

De acordo com os coordenadores do projeto, será feito um levantamento pelas duas Diretorias dos cadastros das crianças reconhecidamente carentes, e elas receberão kits de alimentos para o café da manhã e demais refeições. Os kits serão entregues diretamente às famílias, não sendo necessário o deslocamento delas.

O prefeito Elson Machado, que determinou a medida, informou que o programa “vai durar enquanto estiverem suspensas as aulas. Muitas das nossas crianças tinham na escola, senão a única, uma das poucas opções de uma alimentação balanceada e nutritiva. Não podemos nos esquecer delas nesse momento de crise, e todas continuarão sendo atendidas”, ressaltou.

Até a próxima sexta-feira (27) o trabalho já deverá estar organizado e será iniciada a distribuição.

 

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO!
ATENÇÃO TURISTAS E PESCADORES DE TODA A REGIÃO!

 

 

 

23/03/2020

Telefone para denúncias 

 

Começa a campanha de vacinação  contra a gripe

A campanha foi dividida em 3 etapas.

1)A partir de hoje, dia 23, idosos, cuidadores, portadores de deficiência e profissionais da Saúde

2) a partir 16/04/2020: portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professores!

3) a partir 09/05/2020: crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas e adultos 55 a 59 anos!

https://www.facebook.com/toninho.messias/videos/2998282416861032/

 

22/03/2020

 

 

21/03/2020

Fiscalização na rua contra o coronavírus

Equipes visitam comerciantes e tiram dúvidas dos munícipes

Equipes das Diretorias Municipais de Saúde, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Tributos e Fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, começaram a percorrer a cidade nesta tarde de sábado (21), informando a população e principalmente os comerciantes sobre as mudanças que serão implementadas a partir da publicação do Decreto Municipal 2.320 de declaração de “Situação de Emergência”, que regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dos Departamentos Públicos de Guaraci.

O primeiro bairro visitado foi o Riviera, que registra um grande número de turistas. Restaurantes, bares, lanchonetes e marinas foram visitados, com os agentes explicando a munícipes, visitantes e comerciantes as novas regras que entrarão em vigor.

“Boa parte da nossa economia é sustentada pelo turismo, principalmente o turismo de pesca, mas infelizmente, temos que coibir essa prática. Os donos de barcos de aluguel foram avisados que não podem mais locar seus equipamentos e as casas de comércio só poderão fazer serviços de entrega, sem consumo interno. Vivemos uma pandemia mundial, com cidades vizinhas já registrando casos da doença e temos que limitar ao máximo a circulação de pessoas, não só os nativos, mas também os visitantes. Por isso pedimos aos turistas que voltem as suas cidades de origem. Nós estamos queremos controlar a disseminação da doença e o momento não é de férias ou lazer. Todos devem se manter em suas casas”, explicou o diretor de Saúde, Alexandre Reis.

Depois dos bairros ribeirinhos, a equipe se dirigiu para a cidade para começar a abordar os comerciantes do centro. Neste domingo (22), o trabalho vai continuar com as visitas aos comerciantes bairros. Segundo o diretor de Saúde, “a recepção das equipes foi muito boa e felizmente muitos já tem consciência do grande perigo que passamos e já se prontificaram a colaborar. A partir de segunda-feira, a Prefeitura vai disponibilizar um canal de denúncias para que a fiscalização possa atuar pontualmente, exigindo o cumprimento das determinações do decreto. Agradecemos ainda, o apoio da Policia Militar”, destacou Reis.

 

ATENÇÃO!!! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

JÁ PUBLICADO O DECRETO 2.320 QUE REGULAMENTA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM GUARACI DURANTE PERÍODO DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.

VISITE O SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL E CONFIRA.

https://www.guaraci.sp.gov.br/noticia/-/703

 

 

20/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

PREFEITURA PREPARA DECRETO PARA REGULAMENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM GUARACI

 

 

 

19/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO.

ATENDIMENTO COM HORÁRIO ESPECIAL NO CARTÓRIO DE GUARACI

 

 

ATENÇÃO!..COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARACI ESTARÁ FECHADA POR TEMPO INDETERMINADO.

HOSPITAIS COMO SANTA CASA BARRETOS, HOSPITAL DO AMOR (PIO XII), HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO, HOSPITAL DE BASE RIO PRETO E HOSPITAL DOS OLHOS EM MONTE AZUL NÃO ESTARÃO FUNCIONADO.

ATENDENDO SOMENTE:

O AME DE BARRETOS COM AGENDAMENTO MARCADO;
A SANTA CASA DE BARRETOS CONTINUA COM AS HEMODIÁLISES;
O PIO XII CONTINUA COM O TRATAMENHTO DE RADIOS E QUIMIOTERAPIA.

PACIENTES QUE TIVEREM CONSULTAS MARCADAS, NÃO IREM E AGUARDAREM A VOLTA DO ATENDIMENTO À SECRETARIA.

O AGENDAMENTO DE VEÍCULOS SERÁ FEITO NA SANTA CASA PELO RESPONSÁVEL.

QUALQUER URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PROCURAR O PRONTO ATENDIMENTO DA SANTA CASA DE GUARACI.

OBRIGADO PELA COMPREENSÃO.

 

ATENÇÃO!!! COMPARTILHEM ESSA INFORMAÇÃO

ATENDIMENTO RESTRITO NA DELEGACIA DE POLICIA DE GUARACI

 

ATENÇÃO ! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO.

Suspensos todos os eventos coletivos e celebrações nas Igrejas Católica

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SUSPENSAS.

NOVA DATA SERÁ INFORMADA AOS INSCRITOS

17/03/2020

Por favor, compartilhe essa informação

Decreto regulamenta serviço público em Guaraci durante pandemia

A Prefeitura de Guaraci acaba de publicar o Decreto 2.318, que dispõe sobre o sistema especial de trabalho do serviço público na cidade, determinando as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O decreto determina, entre outras medidas, que ficam suspensos os atendimentos ao público nos Departamentos Públicos Municipais, a partir de 18 de março;

O atendimento ao público deverá ser realizado somente em casos estritamente necessários.

As aulas nas escolas municipais seguem normalmente até o dia 20, com orientação a alunos, pais e responsáveis sobre a pandemia.

As aulas serão SUSPENSAS por tempo indeterminado a partir de 23 de março de 2020, sendo que não haverá professor nas Unidades Escolares a partir daquela data.

Gestores e funcionários estarão nas escolas para atendimento, quando houver estrita necessidade, em regime de escala, a ser definida pela Diretoria Municipal de Educação e Cultura.

Servidores públicos que pertençam dos grupos de risco, poderão fazer o seu trabalho em casa, pelo prazo de até trinta dias.

Essas e outras determinações podem ser conferidas no decreto, publicado abaixo.

 

 

16/03/2020

ATENÇÃO!
COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura, de Guaraci-SP, COMUNICA aos senhores diretores e comunidade:
Considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), esta Diretoria Municipal está adotando medidas temporárias e ações preventivas, com as seguintes alterações no Calendário Escolar:

De 16 a 20 de março:
- Orientação aos alunos e responsáveis nas Unidades Escolares;
- As faltas dos alunos não serão computadas;
- As famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas;
- Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares, de forma presencial nas escolas;
- O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá regularmente;
- O transporte será suspenso se, em determinada rota, não houver aluno.

De 23 a 27 de março:

- Recesso Escolar;
- Suspensão das aulas, não haverá professor na escola;
- Gestores e ou funcionários estarão nas escolas para atendimento estritamente necessário.

OBSERVAÇÃO: NO PERÍODO SEM AULA, RECOMENDA-SE QUE OS ALUNOS FIQUEM EM CASA, NÃO PARTICIPEM DE BRINCADEIRAS COLETIVAS E QUE ESSAS CRIANÇAS FIQUEM COM ADULTOS COM IDADE INFERIOR A 60 ANOS.

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, POR FAVOR, ATUALIZEM O NÚMERO DE TELEFONE NAS RESPECTIVAS ESCOLAS.

NOVAS ORIENTAÇÕES A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA.

 

 

13/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

O SORTEIO DAS CASAS DA CDHU EM GUARACI, MARCADO PARA ESTE SÁBADO ESTÁ CANCELADO, POR ORDEM DO GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE SECRETARIA DE HABITAÇÃO ...

EM BREVE UMA NOVA DATA SERÁ MARCADA..AS SENHAS RETIRADAS HOJE DEVEM SER GUARDADAS PARA UM NOVO SORTEIO.

LEIA O COMUNICADO

 

 

06/11/2020

 

23/09/2020

22/09/2020

21/09/2020

18/09/2020

17/09/2020

16/09/2020

15/09/2020

14/09/2020

10/09/2020

09/09/2020

04/09/2020

03/09/2020

02/09/2020

01/09/2020

31/08/2020

28/08/2020

27/08/2020

26/08/2020

 

A Prefeitura de Guaraci publica decreto que insere a cidade na fase Amarela do Plano São Paulo.

Fique atento às novas normas.

25/08/2020

21/08/2020

22/08/2020

O comitê de Gestão de Crise, criado em Guaraci para centralizar as ações de combate e controla da pandemia, comunica que neste fim de semana a fiscalização será intensa, exigindo o cumprimento dos horários estabelecidos para o comércio e terá uma atenção especial na realização das festas particulares, que causam aglomerações.
No fim de semana passado, quando entrou em vigor o decreto nº 2.340, três festas particulares foram autuadas pela fiscalização. Uma casa comercial foi advertida por permitir aglomeração em sua área externa.

“Nossa cidade vem registrando um aumento bastante significativo nos casos de Covid-19 e não podemos permitir que nossa população seja colocada em risco. As festas particulares, como aniversários ou encontro de amigos no fim de semana, na cidade ou nos ranchos, são os maiores vetores de contaminação. Mais uma vez, pedimos aos cidadãos das cidades da região que não venham para Guaraci. Um simples aniversário de criança pode contaminar uma família inteira e temos que ter um cuidado ainda maior com as pessoas de mais idade e portadores de doenças crônicas”, destacou o diretor de Saúde Alexandre Reis, que confirmou a realização da barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera.

Com relação ao comércio, o Comitê lembra as normas que estão em vigor para a entrada em mercados e supermercados e outros locais de venda de gêneros alimentícios, que só podem receber uma pessoa de cada família e não podem permitir a entrada de menores de 12 anos. O uso de máscara é obrigatório para clientes e atendentes e as compras devem ser feitas de forma rápida, com distribuição de álcool em gel em todos os acessos. Dentro desses locais, deve ser mantida a distancia mínima de 1,5m entre os compradores.

A fiscalização de festas e encontros sociais e no comércio, será feita com o apoio da Policia Militar, que colabora com o Comitê Gestor nas abordagens e orientação dos munícipes.

“Não seria necessário nenhum tipo de ação neste sentido, mas infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da situação. O ideal seria que ao divulgarmos uma norma, ela fosse aceita e respeitada, como forma de prevenção, mas muitos insistem em se arriscar e colocar a vida de terceiros em risco, promovendo aglomerações, não usando máscara e se deslocando de outras cidades com alto índice de contaminação para Guaraci” disse o diretor de Tributos Ebert Trindade.

“Também seria ideal que nossos funcionários, agentes de fiscalização e o pessoal da saúde não tivessem que se expor, mas infelizmente, por causa de poucos, muitos se expõem e colocam em risco também suas famílias. Por isso, reiteramos o pedido para todos aqueles que puderem, fiquem em suas casas e evitem a circulação e as aglomerações por toda a cidade. A sua festinha de aniversário, o churrasco com os amigos e aquele encontro para o café da tarde pode resultar em tragédia”, ressaltou o chefe da Vigilância Sanitária, Henrique Ramalho.

20/08/2020

17/08/2020

 

15/08/2020

 

13/08/2020

Novo decreto muda horário do comércio e prevê multas para eventos que gerem aglomeração

A Prefeitura de Guaraci, através do Decreto nº 2.340 de 13 de Agosto de 2020, estabelece novas regras para o funcionamento do comércio na cidade, em função do número crescente de casos de Covid-19 no Município.

Assim, de acordo com as novas normas determinadas pela Administração e pela Comissão de Gestão de Crise, o comércio passa a encerrar suas atividades, de segunda a sábado, às 18h,

Aos domingos o horário limite é as 13h.

As farmácias e postos de combustíveis, podem funcionar até as 22h.

Já lojas de conveniência instaladas em postos de combustíveis devem obedecer o horário dos outros estabelecimentos, ou seja, de segunda a sábado, às 18h e aos domingos até as 13h.

Os serviços de entrega da alimentos, como restaurante e lanchonetes podem funcionar até a meia-noite.

Todos os outros decretos publicados em função da pandemia estão mantidos e as regras anteriores, que não sejam conflitantes com as novas ou revogadas, permanecem em validade.

A equipe de fiscalização vai visitar todos os pontos de comércio da cidade e distribuir o horário de funcionamento de cada um.

O Decreto também prevê a aplicação de multa para os proprietários ou responsáveis por imóveis onde estejam acontecendo eventos ou atividades que promovam a
aglomeração de pessoas. Em caso de reincidência, a multa de 8 (oito) VFMR (Valor Financeiro Municipal de Referencia), pode ser dobrada. As multas serão inscritas na Dívida Ativa Municipal.

Fique atento! Confira em https://www.guaraci.sp.gov.br/contas-publicas/contaspublicas/20200814145013.pdf

12/08/2020

11/08/2020

Boletim da  Diretoria Municipal de Saúde de Guaraci informa que  a cidade já tem 56 casos  confirmados de coronavírus  .  Desse total, 18 pessoas se recuperaram da doença e outros 34 aguardam os resultados dos exames. 

“Observamos um aumento significativo das notificações e também dos casos positivados por exames. Só nos últimos sete dias, 26 casos foram confirmados, o que demonstra claramente que é hora de mantermos o isolamento social. Nossa população tem que se conscientizar que não se pode mais promover festas e encontros sociais. O risco de contágio é muito grande. Estamos trabalhando todos os dias na contenção da doença, mas a ajuda da população é imprescindível. Mais uma vez reiteramos aos visitantes que evitem seu deslocamento para nossa cidade e pedimos encarecidamente que as aglomerações sejam evitadas”, disse o Diretor de Saúde, Alexandre Reis.  

 

 

 

21/07/2020

20/07/2020

Guaraci recebeu verba do MP para compra de álcool em gel

A Prefeitura de Guaraci já recebeu os 1278 frascos de álcool em gel (500 ml), adquiridos com verba destinada pela Justiça ao Município.

O Ministério Público requisitou a liberação do fundo das penas pecuniárias* das Varas Criminal e de Execução Criminal de Olímpia para o combate a pandemia aos municípios da comarca. A decisão judicial veio no dia 2 de maio e Guaraci recebeu mais de R$ 11mil através do Fundo Municipal de Saúde, usados na compra de álcool em gel, que serão utilizados nas unidades de saúde. 

A ação de destinação das verbas das penas pecuniárias para o combate ao coronavírus vem se repetindo por todo o país, em decisões que seguem orientações do Conselho Nacional de Justiça, como o artigo 9º da Resolução CNJ 313/2020, que estabelece novos fluxos para o Poder Judiciário em tempos de pandemia.

“É uma ajuda importante que recebemos do Poder Judiciário e que vai nos ajudar bastante nesse momento de gasto tão elevados no combate ao coronavírus. Agradecemos muito a colaboração do MP”, disse o prefeito Elson Machado.

*Penas pecuniárias são alternativas para substituir penas privativas de liberdade, geralmente em condenações inferiores a quatro anos. A destinação dos recursos é regulamentada pela Resolução CNJ 154/2012. Considerados os riscos do Covid-19, a Recomendação 62/2020 incentiva, no artigo 13, que magistrados “priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde”.

 

29/06/2020

Guaraci passa para a fase laranja do Plano São Paulo

 

A Prefeitura de Guaraci publica hoje o decreto nº2.336, que insere o município na “fase laranja” do Plano São Paulo de reabertura consciente de setores da economia pelo Centro de Contingência da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, assim como os outro municípios da Região V.

Assim, ficam estabelecidas as regras e restrições de abertura e funcionamento dos setores da economia previstas na Fase 2  (laranja), e para isso a Equipe de Apoio e Fiscalização poderá determinar a alteração de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, bem como a proibir a realização de atividades restritas e, ainda, a suspensão do Alvará de Funcionamento.

A desobediência ao novo decreto, implicará na cassação da licença de funcionamento do estabelecimento infrator, além das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

O decreto também prevê a reavaliação das regras conforme as eventuais reclassificações do Município de Guaraci junto ao Plano São Paulo.

19/06/2020

Guaraci volta para a fase vermelha do Plano São Paulo

Novo decreto determina fechamento de serviços não essenciais a partir deste sábado

A Prefeitura de Guaraci, depois de aguardar os desdobramentos dos pedidos de reclassificação  feitos à justiça por cidades da região e que foram todos negados, comunica a população que não resta outra alternativa a não ser enquadrar novamente a  cidade na fase 1  do Plano São Paulo de combate ao Covid-19, e que a partir deste sábado, dia 20, só poderão funcionar os serviços considerados essenciais como mercados, supermercados, farmácias, posto de gasolina e afins.

Para tanto, publica  o decreto Nº2.333, que regulamenta a atuação do comércio e serviços e também da fiscalização, que poderá determinar a alteração de horário de funcionamento de estabelecimentos e de prestadores  de serviços, bem como poderá proibir realização de atividades restritas, com possibilidade de suspensão ou cassação  de  Alvarás de Funcionamento.

“Pedimos a compreensão da população nesse momento difícil por que passa nossa saúde. Nossa cidade mantém um bom controle da contaminação com ações pontuais como  a barreira sanitária, a desinfecção de locais de grande fluxo;  precisamos manter nossos cuidados. Essa volta da  nossa cidade à fase vermelha foge do âmbito das nossas decisões e cabe ao município somente fiscalizar para que as determinações do Plano São Paulo sejam cumpridas”, disse o prefeito Elsom Machado.

As outras normas de  prevenção e combate ao Covid-19 já determinadas em decretos anteriores, como o uso obrigatório de máscaras nas ruas e estabelecimentos, as restrições de atendimento nos locais que poderão funcionar, o distanciamento nos lugares  de grande movimento e os cuidados de higienização estão em vigência e deverão ser respeitadas por todos.

 

12/06/2020

 

10/06/2020

Atenção!!! compartilhe essa informação.

A Barreira Sanitária na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera funciona a partir da tarde desta quarta-feira (10) e fica instalada durante todo o feriado prolongado.

Acesso permitido apenas para moradores e proprietários.

Não receba convidados em seu rancho.
Não promova festas.
Evite deixar a sua cidade.

A Diretoria de Saúde de Guaraci, que coordena o trabalho, pede aos visitantes de toda a região que não se desloquem para Guaraci.

"O isolamento social é a única forma conhecida e comprovada no controle da disseminação do Covid-19. Pedimos encarecidamente que evitem as aglomerações e não venham a nossa cidade. Fiquem em suas casas", disse o diretor de Saúde Alexandre Reis.

 

09/06/2020

 

08/06/2020

 

05/06/2020

04/06/2020

 

 

01/06/2020

 

 

01/06/2020

29/05/2020

 

 

Seguindo determinação do decreto estadual, o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932) será antecipado para esta segunda-feira, dia 25, também em Guaraci. A medida foi determinada pelo prefeito Elson Machado, através do decreto nº 2.329.

Funcionários da Prefeitura de Guaraci, participam neste momento de uma live que está sendo transmitida pelo Tribunal de Contas do Estado com Orientações do Tribunal no Enfrentamento da Pandemia – Covid-19.

Os funcionários estão reunidos no páteo da Emei Nayde Tojeira Romero, obedecendo as orientações de distanciamento e proteção individual, utilizando espaço aberto e ventilado.

A apresentação, que começou às 10h30 e vai até às 12h, tem a seguinte programação:

Abertura:
Presidente Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues (TCESP)
Secretário Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi (TCESP)

Orientações Técnicas:
Paulo Sugiura (Diretor DSF-I)
Alexandre Carsola (Diretor DSF-II),
Maira Giroto (Agente da Fiscalização UR-06)
Sonia Rocco (Diretora DF-1)

Assuntos:
Calamidade pública e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Compras Públicas e
Contratações, Repasses ao Terceiro Setor, Divulgação e Transparência
(comunicados).

17/05/2020

Fiscalização no Pedregal e Riviera termina com 34 notificações

As equipes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Posturas e Tributação, junto à equipe da Diretoria Municipal da Saúde, que coordena as ações de prevenção ao Covid-19 em Guaraci, promoveu no início da tarde deste domingo (17), uma operação de fiscalização na orla dos Bairros Riviera, Pedregal, Riviera di Capri e Toscana, que culminou com a notificação de 34 veículos que estavam na orla de maneira irregular, em desobediência ao Decreto Municipal nº 2.320, que impede o embarque e desembarque de veículos aquáticos em toda a orla de Guaraci.

A ação, que teve o acompanhamento da Policia Militar, além das notificações por desobediência, culminou também com a apreensão de uma “carretinha”, usada para transporte de barcos, que estava com a documentação irregular, impediu o descarregamento de um “batelão”, que seria colocado no leito do rio e ainda flagrou um descarte irregular de entulhos na avenida principal.

“Nesse fim de semana fizemos uma operação diferente. Em vez de instalar a barreira e impedir a entrada dos não moradores e proprietários, fomos atrás dos infratores, notificando e orientando. Seria uma operação desnecessária se houvesse bom senso de moradores e visitantes. Não é porque a barreira não foi instalada que o decreto não vale mais. E ninguém pode alegar ignorância das normas, pois elas estão em plena vigência e, portanto a pesca está suspensa em toda a orla, assim como o desembarque de Jet skis, canoas, barcos motorizados ou qualquer outro tipo de embarcação. Inclusive alguns veículos estavam com o selo que comprovavam que já haviam sido fiscalizados, ou seja, sabiam das proibições e ainda assim colocaram barcos na água”, disse o diretor de Saúde Alexandre Reis.

“Essas pessoas notificadas serão responsabilizadas e as operações vão continuar, ou com a barreira ou com as fiscalizações de surpresa. Pedimos a todos que evitem aglomerações nos ranchos e informamos que a pesca está suspensa, mas alguns insistem em burlar as regras. Não é hora de festas, aglomerações e nem de se deslocar da sua cidade para vir pescar aqui. Se as pessoas simplesmente obedecessem ao que está no decreto, todos os nossos funcionários poderiam estar com seus familiares, em suas casas, em segurança, mas infelizmente, somos obrigados a nos expor para manter a segurança da cidade,”, finalizou o diretor.

 

 

08/05/2020

ATENÇÃO!

O governador João Doria prorrogou a quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio. A decisão é válida para todos os municípios do estado.

Também é obrigatório o uso de máscaras em todas as cidades do estado de São Paulo desde ontem. A medida é válida para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos. O uso de máscaras no transporte público (ônibus, táxis, uber ou transporte de trabalhadores de empresas) também é obrigatório.

Cemitério Municipal
Dia das Mães

A Prefeitura de Guaraci comunica que a entrada no Cemitério Municipal no próximo Dia das Mães (10), somente será permitida pelo portão principal, ao lado do velório.

O portão de acesso pela Avenida Natal Pastrez permanecerá fechado, para que a entrada de visitantes possa ser controlada.

Todos terão que usar máscaras e a entrada será proibida àqueles que não estiverem com a proteção.

A coordenação do Cemitério informa ainda que poderá controlar o acesso dos visitantes para evitar aglomerações.

01/05/2020

Máscaras serão obrigatórias no comércio em Guaraci
Novo decreto entra em vigor no próximo dia 5

A Prefeitura de Guaraci publicou o decreto 2.326, que traz alterações nos decretos anteriores, sobre o funcionamento do comércio e departamentos públicos em função da prevenção à disseminação da Covid-19, que entra em vigor no próximo dia 5, terça-feira.

AS MÁSCARAS SERÃO OBRIGATÓRIAS EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PARA FUNCIONÁRIO E CLIENTES

As principais mudanças em relação aos decretos 2.320 e 2.123 se relacionam ao atendimento em estabelecimentos comerciais, que agora não poderão permitir a entrada de clientes sem máscara, assim como deverão garantir o uso da proteção a todos os funcionários. Ou seja: dentro dos estabelecimentos comerciais só será permitida a entrada e a permanência com o uso da máscara, tanto para clientes como funcionários. O dono do estabelecimento é o responsável por fiscalizar e proibir a entrada dos clientes sem máscara, assim como por prover todos os seus funcionários do equipamento.

As lojas em geral só poderão permitir a entrada de um cliente por vez e os mercados, supermercados, bancos, lotéricas e correspondestes, devem evitar aglomerações, limitando a entrada de clientes e sempre exigindo o uso da máscara.

As crianças menores de 12 anos não poderão entrar em NENHUM ESTABELECIMENTO, a não ser para atendimentos em clínicas médicas ou dentarias, ou ainda em salões de beleza, sendo também obrigatório o uso de máscara.

Os salões de beleza, barbeiros, clínicas médicas/dentárias ou de estética só poderão atender com agendamento prévio um cliente por vez sendo também obrigatório o uso da máscara tanto para o cliente como para o profissional.

As academias e estúdios de dança ou pilates só poderão atender com agendamento, mantendo rígido controle da higienização de equipamentos, com uso de máscaras para alunos e funcionários, obedecendo ao número de pessoas previsto no decreto. Até 100m², dois alunos; até 200m², quatro alunos e espaços maiores que 200m², cinco alunos por aula/atendimento, mantendo distancia de pelo menos três metros entre os presentes.

Os bares, lanchonetes e restaurantes continuam proibidos de dispor mesas e cadeiras em calçadas ou no seu interior. Os funcionários tem que usar máscaras e o atendimento só poderá ser feito mediante entrega (delivery) ou retirada (drive thru).

Em todos os departamentos da administração municipal, é obrigatório o uso de máscaras.
As sanções para quem desobedecer ao disposto no decreto vão de advertência até multa ou cassação do alvará, em caso de reincidência.

A Prefeitura de Guaraci recomenda a toda a população que permaneça em suas residências e só saia em caso de absoluta necessidade e use sempre que possível, máscaras de proteção.

Confira todo o teor do Decreto 2.326, que entra em vigor no próximo dia 5 no site da Prefeitura Municipal de Guaraci

https://www.guaraci.sp.gov.br/…/mascaras-serao-obrigato…/707

 

 

 

28/04/2020

A Prefeitura de Guaraci informa aos nossos munícipes que vem tomando todas as medidas possíveis e necessárias para o controle da disseminação do Coronavírus, como as barreiras sanitárias, o controle de acesso nos prédios públicos e privados de uso público (lotérica, mercados, farmácias, etc.), orientando a população para que não promova aglomerações e pedindo insistentemente para que aqueles que podem, permaneçam em suas casas, evitando deslocamentos desnecessários pela cidade.

Esclarece também, que toda a comunicação a respeito dessas ações e outras relativas ao controle da doença, como o isolamento social imposto aos casos suspeitos, são monitoradas pelas equipes da Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e que toda a comunicação a respeito somente é feita, quando necessária, pelos canais oficiais da Prefeitura, seja nas nossas páginas do Facebook, na nossa lista de disparos do WhatsApp ou no site oficial.

Qualquer informação produzida e veiculada fora desses locais virtuais, é mera especulação e “achismo”, de pessoas sem responsabilidade com a verdade, que propagam informações inverídicas e alarmistas, que não colaboram em nada com o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde.

Fique atento aos canais oficiais e não compartilhe informações que não sejam atestadas por eles.
Evite as “Fake News”.

 

22/04/2020

ATENÇÃO - COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Dir. de Saúde de Guaraci informa:

 

16/04/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

Barreira sanitária volta nesta sexta-feira (17)

A fiscalização dos agentes de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promovida em Guaraci, na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera para impedir a entrada de pescadores e outros turistas será retomada nesta sexta-feira (17). Somente podem passar pela barreira sanitária os moradores e proprietários de ranchos. Todos os carros que passam pela conhecida “Curva da Galinha” serão abordados.

“Pedimos insistentemente para que as pessoas não se dirijam a esses locais, para que se mantenham em suas casas. Pedimos também aos turistas da região que não se desloquem para Guaraci. Teremos mais um feriado prolongado e a barreira vai funcionar todos os dias, para impedir o acesso de pescadores eventuais, pois a pesca está proibida, assim como o desembarque de veículos aquáticos. Só será permitida a passagem de moradores e proprietários de ranchos´”, explicou o diretor de Saúde, Alexandre Reis, que acrescentou:"pedimos a colaboração da população para que informe seus amigos e parentes de outras cidades, para que eles não se dirijam para Guaraci neste fim de semana prolongado. Não é hora de encontros sociais, de reuniões familiares, de visitas. É hora de recolhimento em suas casas e isolamento social".

Fotos de arquivo

 

13/04/2020

Academia e Parque Infantil da Lagoa em Guaraci estão interditados

Na noite de ontem, agentes da Saúde e Vigilância Sanitária, desinfectaram os equipamentos da Academia ao Ar Livre, instalada na Lagoa Roberto Azeda, em Guaraci.

Depois da desinfecção, os agentes bloquearam além da academia também o Parque Infantil, que vão permanecer fechados por tempo indeterminado.

"No fim de semana muitas pessoas ignoraram as recomendações de isolamento e usaram a Academia ao Ar Livre, inclusive com momentos de aglomeração. Assim, decidimos pela bloqueio de uso desses equipamentos, a exemplo de outros locais que já estão fechados", ressaltou o diretor de Saúde, Alexandre Reis.

 

 

11/04/2020

Bloqueio sanitário em Guaraci

Segue a fiscalização dos agentes de Saúde e Vigilância Epidemiológica, promovida em Guaraci, na entrada dos Bairros Pedregal e Riviera para impedir a entrada de pescadores e outros turistas. Somente podem passar pela barreira sanitária os moradores e proprietários de ranchos. Todos os carros que passam pela conhecida “Curva da Galinha” são abordados e muitos impedidos de seguir em frente.

“Com isso, a presença de turistas na Orla do Riviera, lugar de costumeiras aglomerações, principalmente em feriados prolongados como esse, é quase nula, com alguns ranchos ocupados somente com famílias e pouquíssimos pescadores, que entraram por outras rotas, descumprindo o decreto municipal”, disse Gustavo Maritan, assessor da Diretoria Municipal de Saúde.

Nesta manhã (11), a fiscalização visitou também os portos de areia, lugares de grande movimento de pescadores, mas hoje estavam vazios. No Porto de Areia Três Irmãos, uma entrada que dava acesso ao rio e que estava sendo usada por pescadores na madrugada, foi fechada com areia, para impedir a passagem.

“Pedimos insistentemente em todas as redes sociais, em comunicados á imprensa regional e na cidade, com a divulgação através de carros de som, para que as pessoas não se dirijam a esses locais, para que se mantenham em suas casas, mas sempre há alguém disposto a burlar a lei. Em um cenário ideal, a fiscalização não deveria ser necessária, mas muita gente insiste em se deslocar nesse momento de pandemia e promover aglomerações e nossa tarefa é evitar que isso aconteça. A inconsequência de alguns pode colocar muita gente em risco e isso nós precisamos evitar”, ressaltou Maritan.

A fiscalização seguirá até amanhã, domingo (12) e para o feriado também prolongado do próximo dia 21, outra grande operação de bloqueio será montada pela Prefeitura de Guaraci.

 

9/04/2020

Já está funcionando a barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera, em Guaraci.

Os fiscais estão trabalhando para impedir o fluxo de turistas que devem se dirigir à cidade neste feriado, evitando a proliferação do Covid-19.

A ação dos fiscais é baseada no decreto nº 2320, que que declarou a Situação de Emergência no Município, e vai limitar o acesso aos bairros. Antes disso, nas entradas de acesso pelas vicinais que chegam de Barretos, Olímpia e Altair, será instalada sinalização informando da barreira e da restrição de acesso aos bairros.

A Prefeitura pede aos turistas de toda a região que evitem o deslocamento até Guaraci, para evitar transtornos e informa que terá equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização e Saúde, para cumprir das determinações do decreto e restringir o acesso aos bairros. A orla está fechada para embarque e desembarque de qualquer tipo de veículo aquático.

Além disso, as equipes de fiscalização visitarão todos os imóveis dos bairros, cadastrando os locais de grande aglomeração e autuando aqueles que estiverem descumprindo as determinações do Decreto. Os infratores serão enquadrados no artigo 268 do código penal, com registro de ocorrência e encaminhamento de denúncia ao Ministério Público.

Confira os artigos do Decreto nº 2320 que regulamentam a ocupação de imóveis e proíbem as aglomerações na Orla de Guaraci:

Art. 13 – Fica proibida qualquer forma de aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, independente de sua natureza.

Parágrafo único – a proibição de aglomerações de pessoas prevista no caput deste artigo se estende à área às margens da Represa do Rio Grande, conhecida como “Orla do Riviera”.

Art. 14 – A partir da data de 22 de março de 2020, e enquanto perdurar a situação de emergência, fica proibido a prática de atividades de pesca esportiva, pesca comercial, turismo para esportes aquáticos e pesca esportiva e demais atividades correlatas.

Parágrafo único – Para fins do cumprimento das disposições do caput deste artigo, fica determinado o fechamento da “Orla do Riviera”, sendo terminantemente proibido o desembarque de barcos, lanchas, motos aquáticas (jet ski) e outros veículos aquáticos.

Art. 26 - Fica determinado, em razão do grande fluxo de pessoas de diversos locais com casos suspeitos e casos confirmados de contaminação pelo coronavírus COVID-19, a suspensão dos serviços de hospedagem em hotéis, pousadas, albergues, pensões, casas/ranchos de temporada e quaisquer outros estabelecimentos similares, a partir de 23 de março de 2020.

 

8/04/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

Acesso aos Bairros Pedregal e Riviera será restrito aos moradores

A Prefeitura de Guaraci informa que a partir desta quinta-feira, dia 9 de abril, vai montar uma barreira sanitária na entrada dos bairros Pedregal e Riviera e o acesso somente será permitido aos moradores dos dois bairros.

A medida, amparada pelo Decreto nº 2320, que declarou a Situação de Emergência no Município, vai limitar o acesso aos bairros, com uma barreira sanitária montada na conhecida “Curva da Galinha”. Antes disso, nas entradas de acesso pelas vicinais que chegam de Barretos, Olímpia e Altair, será instalada sinalização informando da barreira e da restrição de acesso aos bairros.

A Prefeitura pede aos turistas de toda a região que evitem o deslocamento até Guaraci, para evitar transtornos e informa que terá equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização e Saúde, para cumprir das determinações do decreto e restringir o acesso aos bairros. A orla está fechada para embarque e desembarque de qualquer tipo de veículo aquático.

Além disso, as equipes de fiscalização visitarão todos os imóveis dos bairros, cadastrando os locais de grande aglomeração e autuando aqueles que estiverem descumprindo as determinações do Decreto. Os infratores serão enquadrados no artigo 268 do código penal, com registro de ocorrência e encaminhamento de denúncia ao Ministério Público.

Confira os artigos do Decreto nº 2320 que regulamentam a ocupação de imóveis e proíbem as aglomerações na Orla de Guaraci:

Art. 13 – Fica proibida qualquer forma de aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, independente de sua natureza.

Parágrafo único – a proibição de aglomerações de pessoas prevista no caput deste artigo se estende à área às margens da Represa do Rio Grande, conhecida como “Orla do Riviera”.

Art. 14 – A partir da data de 22 de março de 2020, e enquanto perdurar a situação de emergência, fica proibido a prática de atividades de pesca esportiva, pesca comercial, turismo para esportes aquáticos e pesca esportiva e demais atividades correlatas.

Parágrafo único – Para fins do cumprimento das disposições do caput deste artigo, fica determinado o fechamento da “Orla do Riviera”, sendo terminantemente proibido o desembarque de barcos, lanchas, motos aquáticas (jet ski) e outros veículos aquáticos.

Art. 26 - Fica determinado, em razão do grande fluxo de pessoas de diversos locais com casos suspeitos e casos confirmados de contaminação pelo coronavírus COVID-19, a suspensão dos serviços de hospedagem em hotéis, pousadas, albergues, pensões, casas/ranchos de temporada e quaisquer outros estabelecimentos similares, a partir de 23 de março de 2020.

 

7/04/2020

Campanha de conscientização dos proprietários de ranchos em Guaraci e para os turistas.

Compartilhe com seus amigos. Faça chegar ao maior número possível de pessoas.

 

28/03/2020

ALERTA DE FAKE NEWS

 

25/03/2020

Prefeitura começou a desinfecção em pontos movimentados da cidade

A Prefeitura de Guaraci, através da Diretoria Mun. de Saúde e da Vigilância Sanitária, juntamente com a Diretoria de Serviços Urbanos, deu início na tarde de hoje (25) a desinfecção de locais de grande movimento com uma solução de Hipoclorito de Sódio.

A aspersão da solução foi feita inicialmente no Hospital Municipal e depois os técnicos realizaram o trabalho no Centro de Saúde (UBS Centro), UBS Jardim Acapulco, UBS COHAB IV e Clínica de Fisioterapia.

A desinfecção com Hipoclorito de Sódio repete a ação que vários municípios vem fazendo no combate ao coronavírus e vai atingir locais de grande circulação, como a frente de mercados e super mercados, Unidades de Saúde e outros locais de funcionamento permitido na quarentena determinada pelo governo do Estado.

"Esta é mais uma arma que dispomos para a proteção da população, que mesmo assim não deve se descuidar. O isolamento social deve ser observado e as aglomerações evitadas. Estamos buscando soluções para o combate ao vírus mas a ajuda da população é indispensável", disse o prefeito Elson Machado.

Proibição da pesca

Na tarde de hoje, agentes da fiscalização fixaram faixas informativas na orla do Riviera, onde as atividades de pesca foram proibidas. O desembarque de qualquer veículo aquático como barcos, lanchas e jet skys está proibido, assim como as aglomerações naquele local.

 

24/03/2020

Diretoria de Saúde ressalta informações
Rede referenciada não está atendendo
Consultas e exames estão suspensos

A Diretoria Municipal de Saúde, como anunciado anteriormente (20/3), reforça a informação de que sua central de agendamentos ao lado da Cozinha Piloto, por forçada suspensão do atendimento nas unidades referenciadas, está fechada por tempo indeterminado.

Hospitais como Santa Casa Barretos, Hospital do Amor, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital de Base Rio Preto, e Hospital do Olho em Monte Azul não estão atendendo consultas e exames anteriormente agendados. Os pacientes devem aguardar o reagendamento, quando o sistema voltar a funcionar normalmente.

Somente estão funcionando os serviços de hemodiálise da Santa Casa de Barretos e as sessões de rádio e quimioterapia no Hospital de Amor.
A requisição de veículos para esses procedimentos (rádio e químio) será feita no Hospital Municipal (Santa Casa) pelo responsável de transporte.
Qualquer urgência e emergência, procure o pronto atendimento do Hospital Municipal de Guaraci (Santa Casa).

Para os serviços locais, a Diretoria reforça também as informações:

*Clínica de Apoio e Reabilitação - (Clínica de Fisioterapia)
Fechada por tempo indeterminado

*Especialidades Médicas
Pediatria – atendimento normal de acordo com o fluxo nas três UBSs
Obstetrícia- Atendimento na Unidade Básica do Centro

*Clínico Geral e Médico de Família
Atendimento normal em suas respectivas UBSs.

As outras especialidades médicas estão suspensas por tempo indeterminado.

*Farmácia Municipal
Atendimento Normal

A imagem pode conter: texto

 

17/03/2020

Por favor, compartilhe essa informação

Decreto regulamenta serviço público em Guaraci durante pandemia

 

A Prefeitura de Guaraci acaba de publicar o Decreto 2.318, que dispõe sobre o sistema especial de trabalho do serviço público na cidade, determinando as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O decreto determina, entre outras medidas, que ficam suspensos os atendimentos ao público nos Departamentos Públicos Municipais, a partir de 18 de março;

O atendimento ao público deverá ser realizado somente em casos estritamente necessários.

As aulas nas escolas municipais seguem normalmente até o dia 20, com orientação a alunos, pais e responsáveis sobre a pandemia.

As aulas serão SUSPENSAS por tempo indeterminado a partir de 23 de março de 2020, sendo que não haverá professor nas Unidades Escolares a partir daquela data.

Gestores e funcionários estarão nas escolas para atendimento, quando houver estrita necessidade, em regime de escala, a ser definida pela Diretoria Municipal de Educação e Cultura.

Servidores públicos que pertençam dos grupos de risco, poderão fazer o seu trabalho em casa, pelo prazo de até trinta dias.

Essas e outras determinações podem ser conferidas no decreto, publicado abaixo.

A imagem pode conter: flor e texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

16/03/2020

ATENÇÃO!
COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura, de Guaraci-SP, COMUNICA aos senhores diretores e comunidade:
Considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), esta Diretoria Municipal está adotando medidas temporárias e ações preventivas, com as seguintes alterações no Calendário Escolar:

De 16 a 20 de março:
- Orientação aos alunos e responsáveis nas Unidades Escolares;
- As faltas dos alunos não serão computadas;
- As famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas;
- Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares, de forma presencial nas escolas;
- O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá regularmente;
- O transporte será suspenso se, em determinada rota, não houver aluno.

De 23 a 27 de março:

- Recesso Escolar;
- Suspensão das aulas, não haverá professor na escola;
- Gestores e ou funcionários estarão nas escolas para atendimento estritamente necessário.

OBSERVAÇÃO: NO PERÍODO SEM AULA, RECOMENDA-SE QUE OS ALUNOS FIQUEM EM CASA, NÃO PARTICIPEM DE BRINCADEIRAS COLETIVAS E QUE ESSAS CRIANÇAS FIQUEM COM ADULTOS COM IDADE INFERIOR A 60 ANOS.

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, POR FAVOR, ATUALIZEM O NÚMERO DE TELEFONE NAS RESPECTIVAS ESCOLAS.

NOVAS ORIENTAÇÕES A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

25/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

O SORTEIO DAS CASAS DA CDHU EM GUARACI, MARCADO PARA ESTE SÁBADO ESTÁ CANCELADO, POR ORDEM DO GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE SECRETARIA DE HABITAÇÃO ...

EM BREVE UMA NOVA DATA SERÁ MARCADA..AS SENHAS RETIRADAS HOJE DEVEM SER GUARDADAS PARA UM NOVO SORTEIO.

LEIA O COMUNICADO

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

24/03/2020

COMPARTILHEM ESSA INFORMAÇÃO

Prefeitura prepara programa de Segurança Alimentar

Busca ativa e entregas em domicílio garantem a alimentação para crianças

A Prefeitura de Guaraci, através das suas Diretorias de Assistência Social e Educação, vão lançar um programa emergencial de “Segurança Alimentar”, visando atender as crianças que, por conta da suspensão das aulas, estão passando por dificuldades em sua alimentação diária.

De acordo com os coordenadores do projeto, será feito um levantamento pelas duas Diretorias dos cadastros das crianças reconhecidamente carentes, e elas receberão kits de alimentos para o café da manhã e demais refeições. Os kits serão entregues diretamente às famílias, não sendo necessário o deslocamento delas.

O prefeito Elson Machado, que determinou a medida, informou que o programa “vai durar enquanto estiverem suspensas as aulas. Muitas das nossas crianças tinham na escola, senão a única, uma das poucas opções de uma alimentação balanceada e nutritiva. Não podemos nos esquecer delas nesse momento de crise, e todas continuarão sendo atendidas”, ressaltou.

Até a próxima sexta-feira (27) o trabalho já deverá estar organizado e será iniciada a distribuição.

 

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO!
ATENÇÃO TURISTAS E PESCADORES DE TODA A REGIÃO!

 

 

 

23/03/2020

Telefone para denúncias 

 

Começa a campanha de vacinação  contra a gripe

A campanha foi dividida em 3 etapas.

1)A partir de hoje, dia 23, idosos, cuidadores, portadores de deficiência e profissionais da Saúde

2) a partir 16/04/2020: portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professores!

3) a partir 09/05/2020: crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas e adultos 55 a 59 anos!

https://www.facebook.com/toninho.messias/videos/2998282416861032/

 

22/03/2020

 

 

21/03/2020

Fiscalização na rua contra o coronavírus

Equipes visitam comerciantes e tiram dúvidas dos munícipes

Equipes das Diretorias Municipais de Saúde, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Tributos e Fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, começaram a percorrer a cidade nesta tarde de sábado (21), informando a população e principalmente os comerciantes sobre as mudanças que serão implementadas a partir da publicação do Decreto Municipal 2.320 de declaração de “Situação de Emergência”, que regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e dos Departamentos Públicos de Guaraci.

O primeiro bairro visitado foi o Riviera, que registra um grande número de turistas. Restaurantes, bares, lanchonetes e marinas foram visitados, com os agentes explicando a munícipes, visitantes e comerciantes as novas regras que entrarão em vigor.

“Boa parte da nossa economia é sustentada pelo turismo, principalmente o turismo de pesca, mas infelizmente, temos que coibir essa prática. Os donos de barcos de aluguel foram avisados que não podem mais locar seus equipamentos e as casas de comércio só poderão fazer serviços de entrega, sem consumo interno. Vivemos uma pandemia mundial, com cidades vizinhas já registrando casos da doença e temos que limitar ao máximo a circulação de pessoas, não só os nativos, mas também os visitantes. Por isso pedimos aos turistas que voltem as suas cidades de origem. Nós estamos queremos controlar a disseminação da doença e o momento não é de férias ou lazer. Todos devem se manter em suas casas”, explicou o diretor de Saúde, Alexandre Reis.

Depois dos bairros ribeirinhos, a equipe se dirigiu para a cidade para começar a abordar os comerciantes do centro. Neste domingo (22), o trabalho vai continuar com as visitas aos comerciantes bairros. Segundo o diretor de Saúde, “a recepção das equipes foi muito boa e felizmente muitos já tem consciência do grande perigo que passamos e já se prontificaram a colaborar. A partir de segunda-feira, a Prefeitura vai disponibilizar um canal de denúncias para que a fiscalização possa atuar pontualmente, exigindo o cumprimento das determinações do decreto. Agradecemos ainda, o apoio da Policia Militar”, destacou Reis.

 

ATENÇÃO!!! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

JÁ PUBLICADO O DECRETO 2.320 QUE REGULAMENTA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM GUARACI DURANTE PERÍODO DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS.

VISITE O SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL E CONFIRA.

https://www.guaraci.sp.gov.br/noticia/-/703

 

 

20/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

PREFEITURA PREPARA DECRETO PARA REGULAMENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM GUARACI

 

 

 

19/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO.

ATENDIMENTO COM HORÁRIO ESPECIAL NO CARTÓRIO DE GUARACI

 

 

ATENÇÃO!..COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARACI ESTARÁ FECHADA POR TEMPO INDETERMINADO.

HOSPITAIS COMO SANTA CASA BARRETOS, HOSPITAL DO AMOR (PIO XII), HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO, HOSPITAL DE BASE RIO PRETO E HOSPITAL DOS OLHOS EM MONTE AZUL NÃO ESTARÃO FUNCIONADO.

ATENDENDO SOMENTE:

O AME DE BARRETOS COM AGENDAMENTO MARCADO;
A SANTA CASA DE BARRETOS CONTINUA COM AS HEMODIÁLISES;
O PIO XII CONTINUA COM O TRATAMENHTO DE RADIOS E QUIMIOTERAPIA.

PACIENTES QUE TIVEREM CONSULTAS MARCADAS, NÃO IREM E AGUARDAREM A VOLTA DO ATENDIMENTO À SECRETARIA.

O AGENDAMENTO DE VEÍCULOS SERÁ FEITO NA SANTA CASA PELO RESPONSÁVEL.

QUALQUER URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PROCURAR O PRONTO ATENDIMENTO DA SANTA CASA DE GUARACI.

OBRIGADO PELA COMPREENSÃO.

 

ATENÇÃO!!! COMPARTILHEM ESSA INFORMAÇÃO

ATENDIMENTO RESTRITO NA DELEGACIA DE POLICIA DE GUARACI

 

ATENÇÃO ! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO.

Suspensos todos os eventos coletivos e celebrações nas Igrejas Católica

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SUSPENSAS.

NOVA DATA SERÁ INFORMADA AOS INSCRITOS

17/03/2020

Por favor, compartilhe essa informação

Decreto regulamenta serviço público em Guaraci durante pandemia

A Prefeitura de Guaraci acaba de publicar o Decreto 2.318, que dispõe sobre o sistema especial de trabalho do serviço público na cidade, determinando as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O decreto determina, entre outras medidas, que ficam suspensos os atendimentos ao público nos Departamentos Públicos Municipais, a partir de 18 de março;

O atendimento ao público deverá ser realizado somente em casos estritamente necessários.

As aulas nas escolas municipais seguem normalmente até o dia 20, com orientação a alunos, pais e responsáveis sobre a pandemia.

As aulas serão SUSPENSAS por tempo indeterminado a partir de 23 de março de 2020, sendo que não haverá professor nas Unidades Escolares a partir daquela data.

Gestores e funcionários estarão nas escolas para atendimento, quando houver estrita necessidade, em regime de escala, a ser definida pela Diretoria Municipal de Educação e Cultura.

Servidores públicos que pertençam dos grupos de risco, poderão fazer o seu trabalho em casa, pelo prazo de até trinta dias.

Essas e outras determinações podem ser conferidas no decreto, publicado abaixo.

 

 

16/03/2020

ATENÇÃO!
COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

A Diretoria Municipal de Educação e Cultura, de Guaraci-SP, COMUNICA aos senhores diretores e comunidade:
Considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), esta Diretoria Municipal está adotando medidas temporárias e ações preventivas, com as seguintes alterações no Calendário Escolar:

De 16 a 20 de março:
- Orientação aos alunos e responsáveis nas Unidades Escolares;
- As faltas dos alunos não serão computadas;
- As famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas;
- Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares, de forma presencial nas escolas;
- O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá regularmente;
- O transporte será suspenso se, em determinada rota, não houver aluno.

De 23 a 27 de março:

- Recesso Escolar;
- Suspensão das aulas, não haverá professor na escola;
- Gestores e ou funcionários estarão nas escolas para atendimento estritamente necessário.

OBSERVAÇÃO: NO PERÍODO SEM AULA, RECOMENDA-SE QUE OS ALUNOS FIQUEM EM CASA, NÃO PARTICIPEM DE BRINCADEIRAS COLETIVAS E QUE ESSAS CRIANÇAS FIQUEM COM ADULTOS COM IDADE INFERIOR A 60 ANOS.

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, POR FAVOR, ATUALIZEM O NÚMERO DE TELEFONE NAS RESPECTIVAS ESCOLAS.

NOVAS ORIENTAÇÕES A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA.

 

 

13/03/2020

ATENÇÃO! COMPARTILHE ESSA INFORMAÇÃO

O SORTEIO DAS CASAS DA CDHU EM GUARACI, MARCADO PARA ESTE SÁBADO ESTÁ CANCELADO, POR ORDEM DO GOVERNO DO ESTADO, SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE SECRETARIA DE HABITAÇÃO ...

EM BREVE UMA NOVA DATA SERÁ MARCADA..AS SENHAS RETIRADAS HOJE DEVEM SER GUARDADAS PARA UM NOVO SORTEIO.

LEIA O COMUNICADO