Domingo, 24 de Setembro de 2017

Selo Município Verde Azul

Todas as ações encabeçadas pela diretoria de Turismo e Meio ambiente de Guaraci em 2009, renderam para a cidade, no final daquele ano, o Selo Município Verde Azul. Na prática, o selo facilita o acesso do município às verbas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Só recebem o Selo Verde Azul as cidades que tem nota igual ou superior a 80 pontos. Em 2009, Guaraci ficou com a 15ª colocação no estado, somando 92,69 pontos. 

Em 2010, ficamos com a 29ª colocação, somando 88,89 pontos. Além do Selo, em 2009 Guaraci também levou o Troféu Franco Montoro, como o município melhor classificado na Bacia do Baixo Pardo Grande. A cidade garantiu a sua pontuação com ações como a manutenção do seu aterro sanitário e com o recolhimento organizado do lixo, o plantio de árvores na área urbana e na margem do reservatório, a criação do seu Conselho de Defesa do Meio Ambiente, a captação e tratamento do esgoto e a hidrometração do consumo de água, que já proporcionou redução do consumo e economia de energia elétrica. Somente na orla do bairro Riviera foram plantadas mil mudas de árvores diversas.

 Em 2009, a ação fez parte do Plantio Estadual de Árvores, com o plantio de 500 mudas e em 2010,  mais  500 mudas foram plantadas com a ajuda dos integrantes do grupo  da Melhor Idade, Pro Jovem, equipes da Secretaria da Saúde, Vigilância Epidemiológica, autoridades  e alunos da rede pública.  Depois do plantio, o grupo promoveu um rápido mutirão de limpeza na margem. Em pouco tempo de trabalho, mais de 100 quilos de lixo, como garrafas pet, sacos plásticos e até mesmo carcaças de animais mortos, foram retirados da margem do reservatório. Além das mudas  na orla do Riviera, o Departamento de Turismo e Meio Ambiente também promoveu  o plantio na cidade, onde mais de 300 mudas foram plantadas pela equipe do Viveiro Municipal.

Além disso, a Diretoria de Turismo e Meio Ambiente trabalhou em conjunto com a secretaria da Educação, promovendo as feiras de meio ambiente em todas as escolas da cidade, buscando a conscientização das crianças, transformando-as em multiplicadores das informações sobre a necessidade dos cuidados com a natureza. Outros eventos importantes promovidos pela Diretoria foram a visita com estudantes à nascente do Córrego Bocaina, principal manancial de abastecimento da cidade, a visita à reserva ecológica Sebastiana Garcia de Oliveira,  localizada a vicinal que liga Guaraci ao Bairro Pedregal, junto com o I.E.C, Pró Jovem, Equipe do Viveiro Municipal, Estagiários  da Faculdade de Gestão ambiental e o COMDEMA. 

Além da visita na mata, todos participaram de um mutirão de limpeza, recolhendo lixo deixado no interior da mata, incentivando nos jovens os cuidados que devemos ter com a natureza. Ainda em 2010, a diretoria de Turismo e Meio Ambiente instalou o Depósito de Materiais Inservíveis, para o recolhimento de baterias, pneus, lâmpadas e lixo eletrônico.

A Diretoria de Turismo e Meio Ambiente de Guaraci também trabalha colaborando na organização  dos eventos turísticos da cidade, como o Guaraxé, a Festa do Peão e o Encontro de Folias de Reis. A equipe de Turismo e Meio Ambiente também está diretamente envolvida com a realização do Plano Diretor Participativo, organizando as reuniões para ouvir os moradores e determinar as necessidades dos bairros da cidade.